sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Coordenador da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde faz parte de Equipe Pedagógica de CTACS

Capa do Caderno do Estudante. Clique aqui para baixar.


O coordenador da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, Samuel Camêlo, faz parte da Equipe Pedagógica do 1º CTACS - Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde de Pernambuco. Formado em Licenciatura Plena em História e pós-graduado em História do Nordeste, além da formação no Bacharelado em Direito, Samuel se habilitou em processo seletivo e obteve êxito. Mesmo sem a garantia do recebimento de nenhuma remuneração, o coordenador da Mobilização e encarou o desafio que iria beneficiar 1.520 Agente Comunitário de Saúde (ACS) da capital pernambucana e, em um segundo momento, a todo o estado. 

A tarefa de compor uma Equipe Pedagógica para construir uma proposta de curso da magnitude que foi apresentado foi um grande desafio, não somente para o educador social acostumado a lutar para garantir os direitos dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias (ACE), também para os demais professionais envolvidos no projeto, entre os quais Andreia Barros, Jarbas Nunes, Lélia Cavalcanti Moreira, Mauricéa Santana e Patrícia Pessoa. Toda a equipe composta por servidores da rede, exceto Samuel Camêlo.

A luta era para preparar um projeto que não atendesse aos interesses exclusivos da gestão. Como fazer isso, em meio a toda uma estrutura que envolvia a gestão? Entre os parceiros desse projeto estava a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), a UPE - Universidade de Pernambuco, Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria de Saúde do Recife e o SINDACS-PE. 

Além dos 1.520 Agente Comunitário o projeto também se destinava a beneficiar a cada ACS no estado de Pernambuco.

Ainda no inicio do segundo momento, estimamos que o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde das VII, VIII, IX, X e XI Gerências Regional de Saúde (Geres) – Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada sejam contemplados. Todo o material está pronto, agora cabe ao estado arcar com os recursos necessários.


Chamada da Escola de Saúde Pública aos candidatos à docência do curso:


A ESPPE fez a seleção dos docentes para o  Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde - CTACS

ESPPE prorroga  inscrições para Curso de Agente Comunitário

A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) volta a prorrogar o prazo de inscrição para a seleção de docentes para o Curso de Agente Comunitário. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de outubro. Para tanto, é preciso que o candidato preencha e envie, por Sedex, a ficha de inscrição junto com a documentação exigida. Para preencher a ficha clique aqui.

O processo seletivo simplificado visa compor cadastro de reserva de docente da instituição e os classificados serão convocados de acordo com a necessidade do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde das VII, VIII, IX, X e XI Gerências Regional de Saúde (Geres) – Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente.

Para mais informações e local de envio da ficha de inscrição e dos documentos, confira o edital de seleção atualizado aqui. O candidato também pode acessar a justificativa da republicação do edital, clicando aqui.


Todo o material está disponível nos links abaixo...


Campo 1 - Saúde das Populações

Ementa do campo



Plano de aula

Cadernos de textos


TEXTOS DE REFERÊNCIA PARA O DOCENTE

Textos do módulo de saúde coletiva

CBVE
Indicadores da atenção básica


Textos do módulo de saúde da mulher



Textos do módulo de saúde do adulto

Textos do módulo de saúde bucal


Textos do módulo de saúde mental

saúde mental na atenção básica

OFICINAS

Descrição resumida de cada oficina




05/10: Dia de Manifestação Nacional dos Agentes de Saúde nos Municípios

No dia Nacional dos  Agentes Comunitários de Saúde a categoria se prepara para mais uma Grande Mobilização Nacional Valeu a pena...