terça-feira, 23 de agosto de 2011

Secretaria de Saúde realiza oficina para Agentes Comunitários de Saúde

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Com o intuito de consolidar a inserção dos ACS’s (Agente Comunitário de Saúde) e ACE’s (Agente de Controle de Endemias) nas ações de prevenção e controle de doenças e visando mudanças de hábitos foi realizada no dia 18 de agosto, a 1ª Oficina na Integração da Vigilância em Saúde com carga horário de 8 horas.

A oficina teve a participação de cerca de 70 pessoas e serviu para fomentar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde na prevenção e Controle da Dengue; promover atividades interdisciplinares entre os Agentes de Endemias e ACS’s em ações de combate a Dengue e Educação em Saúde, além de prevenir e controlar ações que visam mudanças de hábitos da população.
Foram discutidos também dados epidemiológicos sobre Dengue no País, Estado, Microrregião e Município, sobre a Biologia do Aedes Aegypti, apresentação do Programa do Controle da Dengue em Piúma e discutida a Inserção do ACS no Programa do Controle da Dengue e Pratica do Agente de Endemias e ACS no Domicilio e na Comunidade, sobre a atenção básica e as atribuições da Vigilância Sanitária.

Os palestrantes Orlei Cardoso e Gilmar Cordeiro foram enviados pela Secretaria Estadual de Saúde, parceira do município em todas as atividades de qualificação e melhorias nos atendimentos em saúde.
Segundo Alyne Cristina Rodrigues, Agente de Endemias e responsável pelo Pesms, a intenção da equipe é de organizar outras oficinas sobre outras endemias e também sobre a questão da vigilância ambiental.

Vigilância em saúde
A Vigilância em saúde é composta pela: Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Saúde do Trabalhador.
Esses setores têm como atribuições a prevenção e controle de doenças, vacinação, promoção em saúde, inspeção sanitária, entre outros.

por Assessoria de Comunicação de Piúma.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.blogmnas.official.ws
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude