segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Impasse nas negociações em Lençóis (BA)

Por Priscila Bastos
DRT 3881

Depois de terem ficado reunidos na sede da Filarmônica da cidade de Lençóis (BA), na última quinta-feira (11), os ACS e ACE saíram em caminhada pelas ruas da cidade reivindicando o pagamento do salário, e o envio do projeto de lei para Câmara de Vereadores. Seguindo a paralisação os agentes continuaram a se reunir na praça do Coreto, durante todo o dia; então foram chamados pelo prefeito da região, Marcos Airton de Araújo, para uma conversa na qual “ele deixou claro que iria pagar tudo que os agentes têm de direito e que nunca foi intenção dele ficar com nosso dinheiro, mostrou o projeto de lei já pronto e prometeu que mandaria o mesmo para Câmara na segunda-feira (15)”, explicou o coordenador do Sindacs/BA, Robson Góis.

No decorrer da semana passada os agentes estiveram sempre reunidos na mesma praça. Na quarta-feira (10) os agentes foram ate a Câmara de Vereadores, em sessão onde a ordem do dia era: a aprovação ou não do projeto, da suplementação enviada pelo o Executivo, do qual o mesmo informou que se fosse aprovado 2% da suplementação já daria para pagar os salários dos agentes. No final da sessão ficou votado 3% de suplementação para o prefeito, sendo que a autoridade alegava não ter condições de pagar os salários atrasados e ainda que precisaria parar as atividades.

Na última sexta-feira (12) o prefeito foi ate a rádio da cidade para prestar esclarecimentos à comunidade, na oportunidade “falou absurdos sobre a agentes dizendo que só pagará os mesmos quando ele quiser pois lei nenhuma obriga a pagá-los, citando também que o coordenador geral do sindicato Robson, é um mentiroso e que estava iludindo os agentes com falsos direitos”, denunciou Robson.

No mesmo momento em que o prefeito falava na rádio os agentes conversavam com o promotor de justiça, José Reis Neto, o promotor esclareceu todas as duvida e deixou bem claro que a paralisação dos trabalhadores está legal perante a lei, ao contrário do que disse o
prefeito, disse ainda que faria um ofício para o mesmo para obter esclarecimento do por que os agentes desta cidade não possuem material para trabalho e uniformes. O promotor instruiu os agentes para entrarem através do sindicato com um mandado de segurança, para assegurar os salários e possíveis faltas.

Durante o resto do dia os agentes continuaram reunidos, um novo encontro para traçar novas ações da categoria está organizado para esta terça-feira (16).

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.blogmnas.official.ws
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude


Fonte: www.sindacsba.org.br