sábado, 27 de agosto de 2011

GUSTAVO COUTO É EMPOSSADO VICE-PRESIDENTE DA NOVA DIRETORIA DO CONASEMS

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Novo cargo proporcionará ao município mais proximidade com o SUS

Por Tádzio Estevam

A Saúde do Recife terá mais espaço no cenário nacional. Nesta terça-feira (23), o secretário de Saúde do Município, Gustavo Couto, será empossado como vice-presidente nacional do Conselho Nacional de Secretários Municipais (Conasems), juntamente com a nova diretoria que irá gerir o órgão pelos próximos dois anos (2012-2013). A solenidade acontecerá no salão de eventos do Hotel Grand Bittar, localizado no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5, Bloco A, em Brasília (DF), a partir das 19h. Na ocasião acontecerá, ainda, a entrega do Prêmio Mostra Brasil aqui tem Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a nova responsabilidade, Gustavo Couto passa a ser um ator técnico e político em esfera nacional para acompanhar e representar o conselho nas discussões das políticas de saúde, buscando o fortalecimento e consolidação do SUS. “Agora, vamos estreitar os laços com o SUS e estabelecer uma maior relação com o Ministério da Saúde, contribuindo para a construção de novas políticas e promovendo o intercâmbio entre município e governo federal. Também destacaremos as ações exitosas do Recife que servem como modelo de sucesso para todo o País como o Programa Academia da Cidade”, explicou Couto.

O fruto dessa eleição fará do novo vice-presidente um representante dos 5.565 municípios brasileiros elencados de acordo com o IBGE, juntamente com o presidente Antônio Carlos Figueiredo Nardi (Secretário Municipal de Saúde de Maringá/ Paraná) e a vice-presidente reeleita, Aparecida Linhares Pimenta (Secretária Municipal de Saúde de Diadema/São Paulo), que também serão empossados.

CONASEMS – Desde que foi criado, em 1988, o órgão nasceu com a tarefa de promover e consolidar um novo modelo de gestão pública de saúde, alicerçado em conceitos como descentralização e municipalização. Assim, assumiu o desafio de romper com a estrutura centralista de decisões impostas de cima para baixo, que desconsideravam as especificidades e as demandas de cada município brasileiro. Por isso, propôs uma fórmula de gestão democrática para a saúde, atribuindo aos municípios um papel que não fosse o de meros coadjuvantes, fazendo jus aos preceitos constitucionais de formulação do SUS.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.blogmnas.official.ws
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: www.recife.pe.gov.br



O seu Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil agradece pelos 7.000.000 de consultas

Em 2013, quando uma postagem do Jornal, versão Facebook, atingiu 1.480.000 (um milhão, quatrocentos e oitenta mil) acessos ficou evidente...