sábado, 13 de agosto de 2011

Agentes de Saúde expulsos da Câmara de Pesqueira (PE)

                    Foto: Câmara Municipal de Pesqueira

Na última quinta-feira, 11 de agosto, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias foram expulsos da Câmara Municipal de Pesqueira (PE). O presidente da Casa Anísio Galvão, vereador Evandro Junior, argumentou que o estatuto não admite manifestações no interior da Câmara.

Os agentes de saúde compareceram a Câmara Municipal para reivindicar o pagamento dos salários, que estão atrasados a mais de dois meses, e o tumulto começou depois que os vereadores afirmaram que os profissionais não trabalhavam. A diretoria do SINDACS-PE manifestou-se contra tal alegação dos vereadores, especificamente do presidente do legislativo municipal. O Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pesqueira, Sr. Delbrando, comentou que o presidente da câmara gritou que a liderança da categoria se calasse.

O vereador Evandro disse na Rádio Jornal (Programa Cidade em Foco, da JC Pesqueira) que foi preciso chamar a policia, pois os manifestantes queriam acabar com a sessão. Ele disse também que mandou gravar a sessão e vai acionar a policia e a justiça contra os manifestantes que provocaram o tumulto. Também disse que a partir de agora irá repudiar esse tipo de conduta dentro da câmara e enquanto for o presidente da casa isso não vai acontecer. O vereador Evandro comentou na Rádio que não deve satisfação à categoria nenhuma, deve ao povo que é quem paga o seu salário. Falou que é contra a categoria e que a partir de agora não tem nenhuma conversa e que não vota mais a favor dos agentes de saúde.
Será que o Sr. Evandro sabe que os agentes de saúde fazem parte do povo? Será que ele sabe que os ACS têm como proposta institucional o controle social, ou seja, fiscalização da utilização dos recursos públicos?

No dia seguinte ao tumulto o SINDACS-PE comandou uma passeata que saiu da rádio Jornal e foi até a prefeitura para falar com a prefeita. A gestora não se encontrava na prefeitura. O chefe de gabinete, Evaldo Rosa, atendeu a comissão. Veja os vídeo com a Presidenta do SINACS-PE, sra. Maria do Carmo e o Sr. Delbrando, Presidente dos Agentes Comunitários e Endemias de Pesqueira, falando sobre a situação.

Fonte na web: www.blogmnas.official.ws



Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.blogmnas.official.ws
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude