sábado, 16 de julho de 2011

Recife-PE: Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde - CTACS

Por Samuel Camêlo

O Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde -CTACS do Recife, Segunda e Terceira Etapa, deverá ter o seu inicio no dia 13 de setembro deste ano. A Primeira Etapa contou com 600 horas e foi realizada em 2006. As próximas duas Etapas também contarão com 600 horas, perfazendo um total de 1.200 horas, como determina o Ministério da Saúde. A previsão é que aproximadamente 1.600 Agentes Comunitários de Saúde da capital pernambucana possam participar da formação que beneficiará aproximadamente 320.000 famílias, atendidas pelo trabalho dos ACS. Um grupo fará o curso nas terças e quintas-feiras, o outro nas quartas e sextas- feiras. Foram meses de trabalho intenso para garantir que essa conquista se tornasse realidade.
Essa formação terá um grande peso no Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, além da elevação dos ganhos da categoria ao nível técnico. É o Recife elevando o nível de vida de sua população com qualidade.
Indubitavelmente que os ACS do Recife devem muito ao trabalho desenvolvido pelo colega Ednaiptan de Souza Silva, Secretário de Formação e Prática Sindical do SINDACS-PE, que laborou nessa luta e se doou integralmente. É evidente que nada disso seria possível sem o apoio e disposição do Secretário de Saúde, Dr. Gustavo Couto.
Acompanhei de perto o empenho de Ednaiptan, vivenciei todo o processo e muitos dos obstáculos que poderia ter desanimado a qualquer pessoa. Ele apostou em suas convicções e o resultado será vivenciado por todos que estão envolvidos direta ou indiretamente pelo Programa Saúde da Família na gestão municipal de nossa cidade.
Desde o ano passado que vem se desdobrando debates em mesas deliberativas entre o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Guardas de Endemias (SINDACS-PE), a Secretaria Municipal de Saúde do Recife, especificamente na Diretoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGGTES), a Gerência de Atenção Básica (GAB) e a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) para tornar o CTACS uma realidade. Em todos os momentos a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da DGGTES, manifestou o seu emprenho em atender a perspectiva estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Parabéns ao Recife e a todos os Agentes Comunitários de Saúde que se beneficiará com o Curso Técnico!

As inscrições estão previstas para o dia 20/07/11 até o dia 03/08/11, no site da secretaria Estadual de Saúde.

* Coordenador geral da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde –MNAS.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs