sábado, 30 de julho de 2011

Prefeitura de Itabirito: Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias reúne dezenas de profissionais

Publicado em 27 de julho de 2011 por Cidinha Hilário

Cerca de 50 profissionais participaram do último dia de capacitação promovido pela Prefeitura *Jordana Mapa

No dia 20 de julho, cerca de 50 Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias participaram do último dia de Capacitação Epidemiológica, com o tema Dengue, na Casa de Cultura Maestro Dungas.

Durante a capacitação, os agentes receberam orientações sobre os sintomas, métodos de prevenção, diagnóstico e ainda apresentaram os dados da pesquisa sobre a Dengue, que foi realizada por eles na cidade. “Com esses índices que estão sendo apresentados aqui hoje, nossa equipe já está em processo de estruturação da próxima campanha de combate à Dengue.

Mantendo os dados eficazes, em que constatamos uma queda de 95% dos casos em Itabirito”, enfatiza Sabrina Leite, coordenadora de Educação em Saúde. Segundo a agente comunitária Rita de Cássia dos Reis, cada bairro de Itabirito possui diferentes problemas e soluções, que deveriam ser conhecidas por todos os agentes.

“Seria bastante interessante se todos nós pudéssemos identificar os problemas que existem em cada local e ainda conseguir ajudar os nossos colegas nas soluções, por isso, essa capacitação facilita nosso conhecimento diante dos índices que cada um conseguiu pesquisar”, destaca Rita.

Para a coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica, Nádia Fernandes Fiorilo, a capacitação visa interagir o trabalho das duas equipes, buscando resultados satisfatórios para a cidade. “Queremos promover a integração para que os agentes conheçam as funções um do outro, isso facilitará nosso trabalho de prevenção. Eles mesmos poderão detectar as áreas mais afetadas e os casos da doença, além de encaminhar os pacientes para as unidades de saúde para o tratamento”, finaliza a coordenadora.

Rita de Cássia, agente Comunitária de Saúde, apresentou dados coletados durante pesquisa realizada na cidade *Jordana Mapa

A capacitação
Desde o começo de maio, os agentes participaram de cinco encontros e receberam orientações sobre diversos assuntos como: Tuberculose; Leishmaniose; Hanseníase; Raiva humana e animal e Dengue.

Segundo a coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica, Nádia Fernandes Fiorilo, a ideia do curso surgiu da necessidade de expandir as funções de cada agente de saúde. “Nossa intenção é identificar as funções dos agentes para que eles e a população entendam como é importante o trabalho de cada um”, destaca.

*Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Itabirito (Semco/PMI)


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude

Fonte na web: www.jornaltribunalivre.com.br