segunda-feira, 25 de julho de 2011

Porto Alegre: Rodas de Conversa articulando Psicanálise e Saúde Coletiva

Reunião dia 01/08/2011

Seguindo as Rodas de Conversa articulando Psicanálise e Saúde Coletiva, parceria da Escola de Saúde Pública com o Instituto APPOA. Essa atividade tem se caracterizado como um espaço de construção de um campo conceitual que aproxima estes dois campos a partir de conceitos articuladores depreendidos das situações do cotidiano da atenção, pesquisa e ensino. O convite se estende aos interessados em estabelecer trocas, ampliar conhecimentos, desenvolver intersetorialidade, aprofundar e problematizar as práticas das equipes e sustentar seu trabalho a partir da ética da psicanálise voltada à saúde coletiva.

A próxima Roda é dia 01/08/2011

Tema: "O Instituto Psiquiátrico Forense: a atenção integral em saúde."
Proponentes: Grupo de Trabalho Interinstitucional do IPF: Adriana Mello, psicóloga da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA); Loiva Santos Leite, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Assunción Costa Capputti Filha, psiquiatra da Equipe de Saúde Mental do Estado/SES e Simone C. Vicentini, psicóloga do Serviço Residencial Terapêutico Pensão Protegida Nova Vida (SMS).

Interlocutora: Marta Conte (Coordenação da Pesquisa na ESP/RS).

Horário: 20:30

Local: Escola de Saúde Pública - Av. Ipiranga, 6311 - Porto Alegre (tem estacionamento pela rua lateral nos fundos do prédio da ESP).

A última Roda de Conversa ocorreu no dia 04/07/2011 e abordou a temática das Práticas Integrativas e Complementares e contou com a contribuição da farmacêutica e sanitarista Silvia Czermainski da ESP e da médica Renata Almeida, homeopata e psicanalista, que compartilharam as informações com os presentes, sobre as políticas públicas voltadas para a humanização e a desmedicalização, ou seja, no sentido de romper com os paradigmas de uma atenção calcada no binômio médico/medicamento. Após colocarem algumas questões atuais sobre o uso e inserção da Homeopatia, da Fitoterapia, da Acupuntura e do Termalismo no sistema de saúde, os participantes discutiram a partir de duas perguntas norteadoras "o que tememos para não mudarmos o paradigma da assistência convencional, centrada no médico e no medicamento, em que pese todo o avanço na humanização do atendimento, dos serviços?" e "o que falta para uma maior efetividade do SUS em relação a essas práticas?".

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude

Fonte na web: www.esp.rs.gov.br