sábado, 30 de julho de 2011

Belém-PA: Agentes comunitários de saúde recebem certificado da Escola Técnica do SUS

A Escola Técnica do SUS (Etsus) entregou certificados de qualificação para agentes comunitários de saúde do Estado. A cerimônia de certificação aconteceu no auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Viana, com as presenças de Raimundo Sena, diretor da Escola do SUS, Eunice Begot, integrante do Colegiado Gestor da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), além de representantes de algumas secretarias municipais.

Dividido em cinco módulos, o treinamento foi oferecido para 1.172 agentes dos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Isabel do Pará, Santa Bárbara, Castanhal, Bragança, Vigia, Barcarena, entre outros.

Com duração de 400 horas, sendo 270 presenciais e 130 de atividades de integração, ensino e serviço, o curso teve como objetivo qualificar e promover a formação básica para agentes comunitários atuarem junto à equipe multiprofissional no desenvolvimento de ações de promoção e prevenção à saúde.

Vinculada a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Etsus atua no segmento chamado de educação profissional, que engloba a formação inicial e continuada nos cursos técnicos e tecnológicos para atender as demandas locais dos trabalhadores que já atuam nos serviços de saúde.

Para isso, profissionais de diversas áreas da saúde utilizam as unidades como espaços de aprendizagem e qualificação. Entre os cursos oferecidos estão: atualização em saúde do idoso, formação na atenção básica para agente comunitário de saúde, técnico em análises clínicas, técnico em citologia e técnico em Hemoterapia, radiologia e saúde bucal.

A qualificação tem parceria com os Centros Regionais de Saúde e secretarias municipais de Saúde. O diretor da Escola, Raimundo Sena, destacou que já estão sendo programados cursos de qualificação para serem realizados em outros municípios paraenses no próximo semestre.

“A partir do próximo mês, iremos iniciar o curso de atualização em Saúde do Idoso, destinado para os profissionais da estratégia Saúde da Família e técnicos de enfermagem de intuições de longa permanência. Também teremos as novas turmas do curso para agentes comunitários de saúde, " informou.

Os cursos e atualizações são ministrados por docentes credenciados pela própria Escola Técnica, que logo no primeiro trimestre passou por uma otimização de espaços, visando dar melhores condições de trabalho aos seus profissionais. (Fotos: José Pantoja)

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude

Fonte na web: www.sespa.pa.gov.br