sexta-feira, 20 de maio de 2011

Contribuição ao processo da capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde para o desenvolvimento de ações de Saúde do Trabalhador

O presente estudo busca a construção do perfil de competência requerido aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para o desenvolvimento de ações de Saúde do Trabalhador (ST), em sua prática de trabalho cotidiano.

Desenvolvida no município de Betim, devido à diversidade de processos produtivos distribuídos em seu território, esta pesquisa é de natureza qualitativa. Utilizou-se de técnicas de grupos a fim de compreender o trabalho do agente, suas crenças, valores e viabilizar o processo de construção coletiva do perfil de competência dos mesmos. Foram selecionados vinte ACS de duas unidades básicas de saúde seguindo o critério de maior tempo de trabalho no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs).

A construção coletiva das competências requeridas dos ACS foi desenvolvida por meio de três oficinas de trabalho em grupo. A primeira com os objetivos de identificar a compreensão dos ACS acerca do processo trabalho-saúde-doença, assim como as ações de ST desenvolvidas por eles e delinear como estes agentes se organizam nestas tarefas bem como seus principais atributos. A segunda oficina teve como propósito central a validação dos desempenhos necessários ao desenvolvimento das ações de ST, pelos ACS. Na terceira, foi possível apresentar os resultados obtidos e validar o perfil de competência com a participação de outros profissionais da linha de cuidado do usuário trabalhador. As informações obtidas nas oficinas foram analisadas e tratadas segundo o método da análise de conteúdo.

Os resultados apontam para a divisão da prática profissional dos ACS em três áreas de competência: Promoção da saúde e prevenção de agravos; Organização do Cuidado e Educação e destacam a importância do trabalho em equipe, da estruturação da linha de cuidado em ST no SUS, da articulação inter e intra-setorial, entre outras, para garantir ações resolutivas e atenção integral aos trabalhadores. Este trabalho oferece subsídios para a construção de capacitações dos ACS para que possam desenvolver ações de Saúde do Trabalhador em seu território de atuação.

Palavras-chave: Saúde do Trabalhador, Atenção Básica, Educação baseada em competências.

Dissertação apresentada com vistas à obtenção do título de Mestre Modalidade Profissional em Saúde Pública e Meio Ambiente.
Orientadora principal: Prof.ª Dr.ª Elizabeth Costa Dias
Segunda orientadora: Prof.ª Dr.ª Jandira Maciel da Silva


Por favor registre-se ou faça login para adicionar comentário para este artigo.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: http://www.quixotesca.tecnologia.ws