sexta-feira, 18 de março de 2011

Município capacita Agentes Comunitários de Saúde

O próximo encontro ocorre no dia 30 de março. O tema aborda as mudanças de modelos de atenção à saúde.

Os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) de São José do Cedro iniciaram, na tarde da última quarta-feira, dia 16, um ciclo formativo promovido pelo Núcleo de Telessaúde da Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina). Participaram do encontro 31 agentes, que foram acompanhados pela técnica de Enfermagem, Salete Zanetti e pelas enfermeiras, Sônia Fernandes e Jociele Cristina Delazere, que atuou como monitora da aula.

De acordo com a enfermeira e diretora da Secretaria de Saúde, Sônia Fernandes, as aulas são transmitidas via internet por webconferências. Ela explica que o ciclo de formação, do primeiro semestre de 2011, vai oferecer cursos até o mês de junho. Neste período deverão ser realizadas 15 palestras voltadas para os Agentes Comunitários.

No primeiro encontro, o tema proporcionou um resgate histórico das políticas públicas de Saúde e a construção do papel do Agente Comunitário de Saúde no país. Sônia Fernandes esclarece que esses cursos são ministrados há cerca de um ano para os profissionais de São José do Cedro. “Embora as aulas sejam voltadas, especialmente, para os Agentes Comunitários de Saúde, é importante que toda equipe participe. Assim, conforme os profissionais têm tempo disponível, acompanham as webconferências”, destaca.

O Secretário da pasta, Ironi Fedrizzi salienta que os cursos trazem inúmeros benefícios para o grupo. “Com os encontros, os profissionais ganham capacitação e conseguem atingir a população de maneira mais eficiente, ao levar informações pertinentes ao bem-estar das pessoas”, enfatiza.

O que é o Telessaúde?
O Telessaúde é um programa que tem como objetivo contribuir para a qualificação profissional e auxiliar os procedimentos assistenciais da rede de Atenção Primária. Os municípios credenciam as Equipes de Saúde da Família que recebem apoio para serviços de segunda opinião por teleconsultorias e suporte para dúvidas clínicas. O programa envolve ensino a distância para promover capacitação. O método de ensino disponibiliza material de aprendizagem multimídia e de alto rigor científico.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.adjorisc.com.br