domingo, 27 de março de 2011

Equipe do Hospital do Câncer de Barretos capacita enfermeiras e agentes comunitários de saúde em Guajará

A assistente social Naima Khatib do Hospital do Câncer de Barretos (HCB) esteve na manhã de sexta-feira (25) no auditório da Câmara Municipal de Guajará-Mirim capacitando enfermeiras, assistente social e agentes comunitários de saúde com os procedimentos que serão usados na coleta de sangue para a identificação de características genéticas e cadastro de doadores de medula óssea que será realizado no município.

A campanha de coleta para cadastro nacional de doador de medula óssea estará acontecendo do dia 05 a 07 de maio das 08h00min às 17h30min, entre os locais apontados será: Porto Oficial, Praça Mário Correia, Praça Jorge Teixeira e dois pontos comerciais ainda não definidos, além da equipe volante nas empresas.

Uma grande mobilização estará ocorrendo do dia 26 a 30 de abril com objetivo de atingir todo o município para os três dias de cadastro.


“As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de ser um doador de medula óssea” disse a assistente Naima integrante da equipe do hospital do câncer.

“Nesta primeira etapa os agentes comunitários de Saúde e demais profissionais da área de saúde foram capacitados e agora estarão repassando informações a partir de agora para a comunidade guajaramirense a fim de enfatizar a importância do cadastro e coleta de sangue durante o mês de maio. Vale ressaltar que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para quem tem doença como leucemia e aplasia medular. É muito difícil encontrar um doador compatível, mesmo sendo da mesma família. A chance é de um em 100 mil” frisou o parceiro do Hospital do Câncer de Barretos, Clezer Lobato.

Autor: O Mamoré

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na Web: www.rondonoticias.com.br