sábado, 5 de fevereiro de 2011

Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação sobre Dengue

Prefeitura Municipal de São Carlos

Com a proposta de melhorar a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que realizam visitas domiciliares às famílias cadastradas no Programa de Saúde da Família para o desempenho de ações de prevenção e combate à Dengue, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) realizou, nesta sexta (4) no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), uma capacitação sobre a doença. A atividade contou também com a participação de uma residente de enfermagem.

Os Agentes receberam capacitação teórica sobre a doença, ciclo de reprodução do mosquito transmissor, abordagem nas residências, identificação de focos, ações de prevenção, bloqueio e remoção de criadouros.

Mutirão Cidade Limpa
A 9ª edição do Mutirão Cidade Limpa, ação preventiva da Prefeitura de São Carlos contra à Dengue, iniciado no mês de novembro de 2010, já visitou mais de 31 mil imóveis em diversos bairros da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em trabalho coordenado pela VIGEP, até o último dia 25 de janeiro os Agentes de Combate a Endemias percorreram 1.555 quadras e visitaram 31.914 imóveis. O trabalho já retirou mais de 178 mil quilos de material (93 caminhões) que poderiam se transformar em criadouros do mosquito da dengue ou proliferar a criação de animais peçonhentos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, São Carlos registrou até o momento 4 casos importados de dengue. Pessoas que contraíram a dengue em viagens para Ibiassuce (BA), Vitória (ES), Paranaíba (MS) e Pedras de Maria da Cruz (MG).

A VIGEP pede para que a população fique atenta a esta época do ano, principalmente no período posterior às férias, quando normalmente aumenta o número de pessoas retornando de outras cidades ou Estados que possuem focos transmissores de dengue.

A dica é que ao chegarem a São Carlos os cidadãos observem se há o aparecimento dos principais sintomas da dengue: febre alta, dor pelo corpo e vermelhidão pela pele que parece alergia. Neste caso, a recomendação é passarem por um médico e comunicar a Vigilância Epidemiológica local imediatamente pelo telefone 3307-7405.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: saocarlosoficial.com.br