sábado, 12 de fevereiro de 2011

Agentes Comunitários de Saúde de Timbiras recebem qualificação técnica

Timbiras/ Hildenilson
Sousadenilsonecon@bol.com.br

Agentes de Saúde do Município de Timbiras - ACS - estão passando por mais uma fase do Curso Técnico oferecido à categoria pela Escola Técnica de Saúde do SUS “Dra Maria Nazareth Ramos de Neiva / ETSUS – MA”, sediada em São Luis. Ao todo, 88 (oitenta e oito) ACS das zonas urbana e rural serão treinados.

O Curso é uma qualificação feita em 03 Módulos, com carga horária total de 1.200 horas, com procedimentos e metodologias que visam o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos ACS, e conta com atividades práticas, teóricas e certificação profissional reconhecida pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde tem como princípio a construção e a reconstrução dos conhecimentos profissionais necessários à transformação das práticas de promoção da saúde, de prevenção das doenças e do monitoramento das situações de risco ambiental e sanitário das diferentes regiões em que atuam.

Maria Tereza Seabra, Diretora da ETSUS – MA, explicando a importância da formação desses trabalhadores diz que “os agentes comunitários são o elo entre a comunidade e as instituições de saúde”.

Em Timbiras, a Etapa Formativa Módulo I do Curso, está sendo realizada na Sala das Sessões da Câmara Municipal de Vereadores, e é mediada pelos Enfermeiros Zezito Ferreira Lima Júnior, (Coordenador Municipal do Programa Saúde da Família - PSF), Francisco das Chagas dos Santos Silva e Ducinéia Angelim.

O Módulo I do Curso Técnico de ACS teve início em Março e tem previsão de ser concluído em Setembro de 2010. Segundo Zezito Júnior, a data final do término do Curso será definida pela Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.tribunadomaranhao.com.br