sábado, 22 de janeiro de 2011

Mostra reúne agentes comunitários de saúde

Extraído de: Governo do Estado do Maranhão

Com o tema "O que (a) gente tem para contar", foi realizado, nesta sexta-feira (21), a II Mostra do Curso de Agente Comunitário de Saúde (TACS) no SESC Olho D'água, em São Luís. Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu agentes comunitários, facilitadores, alunos da ETSUS, além de servidores do Programa Saúde na Família de todas as regiões maranhenses.

A Superintendente de Atenção Básica da SES, Marielza Cruz, destacou a iniciativa da Escola e a importância desse tipo de evento na formação dos agentes comunitários de saúde. "É preciso mostrar o que tem sido feito e o que eles estão aprendendo. São poucas as oportunidades que temos de juntar os municípios e trocarmos informações e experiências dessa maneira", afirmou.

Vários trabalhos feitos pelos agentes comunitários de saúde dos municípios foram expostos em banners e apresentados pelos agentes comunitários de saúde por meio de vídeos e slides. Eles destacaram a importância desse tipo de formação para quem trabalha diretamente com as famílias em São Luís e no interior do Maranhão.

"Este curso veio abrilhantar e aperfeiçoar os métodos de trabalho aplicados pelos agentes, tendo como principal objetivo o melhoramento dos deveres a serem cumpridos", explicou a agente comunitária de saúde de Bacabal, Karla de Sousa.

A diretora do ETSUS, Teresa Seabra, destacou que este tipo de evento contribui com o aperfeiçoamento do trabalho do agente comunitário de saúde. "Mostrar o que está sendo feito é uma forma de valorizar o trabalho dessas pessoas que estão em contato direto com a população. São eles que levam a saúde pública para aqueles que mais precisam.

A Mostra é uma das atividades do Curso Técnico dos Agentes Comunitários de Saúde, que possui uma carga horária de 400 horas, divididas em 280 horas de aulas teóricas e 120 de atividades práticas. A capacitação prepara o agente para atuar nas práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde, com competência para atender as necessidades da população.

"Trazer essas experiências para serem compartilhadas proporciona aos alunos uma reflexão sobre as práticas que eles estão desenvolvendo em suas comunidades", explicou Teresa Seabra.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.jusbrasil.com.br