quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Divisão de Programas de Saúde e a equipe de agentes comunitários da Secretaria de Saúde de...

Extraído de: Prefeitura Municipal de Ibiporã

A Divisão de Programas de Saúde e a equipe de agentes comunitários da Secretaria de Saúde de Ibiporã realizaram uma pesquisa de rastreamento e cadastramento das funcionárias públicas municipais e estaduais que trabalham no município

O objetivo foi verificar há quanto tempo elas não realizam o exame de citopatologia oncótica (preventivo do câncer) e os preventivos de câncer de mama, mamografia, ultrassonografia ou o exame clínico das mamas, todos realizados rotineiramente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibiporã.

Foram pesquisadas 928 mulheres (confira no anexo quadro). Destas, 228 (24,56%) não realizaram exames preventivos de câncer de útero após o ano de 2009 e 503 (54,20%) não fizeram o preventivo de câncer de mama.

Atualmente há duas mulheres fazendo tratamento contra o câncer de colo de útero e 17 contra o câncer de mama.

A meta é reduzir ao máximo o número de mulheres que não fazem os exames, visto que os casos de câncer estão em crescimento em nosso município e que são quase 100% curáveis, se detectados precocemente.

A Secretaria de Saúde lembra que toda mulher tem o direito de realizar os exames preventivos uma vez por ano. "Os dados da pesquisa nos preocuparam, porque vimos que ainda há muitas mulheres com vergonha de fazer o exame. A mulher de hoje, do século 21, não pode ter esse preconceito. É uma mulher que consegue manter sozinha sua família, que está tão evoluída, mas em alguns aspectos parece que ainda não evoluiu", lamentou a secretária municipal Leilaine Furlaneto Rodrigues.

Autor: de Jaime Kaster - Núcleo de Comunicação Social-PMI

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.jusbrasil.com.br