domingo, 26 de dezembro de 2010

Saúde promove curso de capacitação aos novos Agente Comunitários

A Secretaria Municipal de Saúde já está recepcionando os novos ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde) e para tanto, foi realizado um curso introdutório sobre o trabalho a ser desenvolvido.

As palestras do curso foram realizadas nos dias 20 e 21 de dezembro, focando no trabalho dos ACS´s na comunidade. Essas palestras foram ministradas pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município. Os temas abordados foram: “Principais atribuições do ACS” explanado pela enfermeira Cássia Sachi, “Dengue e o Trabalho da Vigilância Epidemiológica” falado pela agente de vetores, Bárbara C. Baço, “Etilismo e as Drogas Ilícitas” orientado pelo o Dr. Seykazu Lamashiro Filho, e fechando o ciclo das palestras, a Engenheira Agrônoma Roseli Borges falou sobre os “Agrotóxicos/Pesticidas e Plantas Medicinais”.

Cássia Sachi que também faz parte da direção da USF – Unidade de Saúde da Família, no bairro Jardim Blumenau falou da importância das orientações atribuídas no curso:

“As orientações que estamos passando têm o intuito de esclarecer sobre a função dos Agentes Comunitários, além das responsabilidades que os mesmos vão desempenhar junto aos moradores”.

Além dos novos ACS´s, estiveram presentes outros profissionais que já trabalham na área, Eliane Maria, agente há 10 anos falou sobres as informações adquiridas no curso: “As palestras foram muito boas, gostei das orientações dadas sobre as crianças, à prevenção da dengue outro assunto atual e de como devemos ingerir os alimentos, é sempre bom estar se reciclando. Acredito que para os novos agentes o curso deu uma orientação bem ampla do trabalho”.

Já Idelvânia Rosa, nova Agente Comunitária que vai trabalhar na USF do Parque dos Trabalhadores próximo ao CAIC – Centro de Atendimento Integrado a Criança, comentou da importância das aulas do curso: “As orientações sobre como preencher as fichas do atendimento foi uma dúvida esclarecida e me trouxe mais segurança. As palestras sobre a prevenção da dengue e alimentação também foram bastante proveitosas”.

Essa iniciativa foi elaborada com o intuito de esclarecer aos novos colaboradores as atribuições que irão desenvolver, principalmente quanto à importância das visitas domiciliares. A abordagem, as anotações, o diálogo são apenas algumas das orientações que foram colocadas, vale ressaltar que os ACS´s são responsáveis por um trabalho que é parte integrante e fundamental da equipe da Saúde.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.arturnogueira.sp.gov.br