sábado, 2 de outubro de 2010

Vereadores manifestam apoio a agentes comunitários de saúde durante sessão

Escrita por: Heloíse Steffens

Vereadores da atual legislatura manifestaram apoio aos agentes comunitários de saúde que – presentes à sessão ordinária realizada nesta última terça-feira, 28, reivindicaram uma resposta acerca da melhoria salarial pretendida pela classe. Com diversos cartazes, os agentes reclamaram da demora na realização de uma audiência juntamente ao prefeito e cobraram dos vereadores, uma maior atuação no caso.

Depois de ler atentamente aos cartazes dos agentes, a grande maioria dos vereadores procurou demonstrar apoio inconteste à classe. A começar pelo presidente da casa, o advogado Eder Fior (PR) que esclareceu a demora do encontro – a princípio, intermediado por ele, com o prefeito Humberto Santa Cruz e o procurador do município. “O assunto foi levado a conhecimento dele. O quê impede de encontrar com o prefeito? Estamos em período eleitoral, num momento em quê a sua agenda está cheia [prefeito] e que uma data ainda não foi encontrada para esta reunião”, explica.

Ele continua dizendo que “o que precisa ficar claro é que o fato de não se ter chegado a uma decisão a respeito não é por culpa deste ou daquele vereador”. Outro ponto esclarecido pelo vereador se deu com relação à responsabilidade do projeto que – no entendimento dos agentes, deveria partir do legislativo. “Vocês dependem sim desta casa, mas para votar o projeto rapidamente. Quem deverá fazer as alterações é o prefeito. A porta que deve ser batida é a do prefeito municipal, desde o simples agendamento de uma audiência como também da alteração do projeto”, evidencia.

A vereadora Janete Alves, por sua vez, em seu pronunciamento garantiu que – depois de feitas as adequações do projeto pelo Poder Executivo, sem demora o mesmo será analisado e entrará em votação na casa. “Foi o que também aconteceu com o Sindicato dos Professores, que esteve aqui e que conseguiu uma alteração satisfatória. A Câmara de Vereadores não vai se omitir, pois respeita o direito de cada um. Não tenho dúvida, todos os vereadores se empenharão neste sentido”, acredita.

Apoio

Quem também manifestou apoio à classe foi o vereador Alaídio Castilho de Moura. Em seu relato, o edil disse ter conhecimento – em seu dia-a-dia, do trabalho difícil e incansável dos agentes comunitários de saúde. “Quem acompanha sabe do esforço, do trabalho positivo junto à comunidade. Muitas vezes, eles fazem muito mais do que é determinado. Tenho recebido muitos elogios sobre o serviço prestado. Todo funcionário da Prefeitura deveria se espelhar em vocês”, destaca Castilho.

Por isso mesmo é que, em suas palavras, merecem atenção e respeito da casa e, não somente isso, mas principalmente, são merecedores de salários mais dignos. “Não se preocupem com essa casa, pois ela está muito mais preocupada com vocês do que vocês imaginam. Todos os vereadores brigam muito pelos agentes comunitários e, se pudermos aumentar um centavo que seja nós vamos lutar”, garantiu.

Como vereador e líder do governo na Câmara, Sidnei Giachini garantiu o seu apoio para - o mais rapidamente possível, os agentes comunitários se encontrarem com o prefeito municipal com vistas a buscar melhorias de toda ordem para a classe, inclusive, salariais – a principal reivindicação dos profissionais.
Fonte: Jornal Classe A

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.classealem.com.br