sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Profissionais brasileiros se preparam para capacitar 2 mil agentes no Haiti

Portal Brasil

Até o próximo domingo (10), 20 profissionais brasileiros, sete cubanos e sete haitianos, que vão atuar na formação de trabalhadores de saúde no Haiti, participam de um curso de capacitação em Fortaleza, no Ceará.

O objetivo é preparar esses profissionais para capacitar outros dois mil agentes comunitários de saúde, e 500 técnicos de nível médio na ilha caribenha.

Em Fortaleza, os participantes vão conhecer a organização do sistema municipal de saúde da cidade, com ênfase na atuação das equipes de Saúde da Família e dos Conselhos de Saúde.

O curso também apresentará o modelo de regionalização e os fluxos de atendimento da rede de atenção do Ceará, como o sistema de referência hospitalar e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).


Treinamento e convênios no Haiti

A outra oficina, que deve começar na próxima dia 25, em Porto Princípe, faz parte do memorando de entendimento assinado em março, na capital do Haiti, Porto Príncipe, entre os ministérios da Saúde do Brasil, de Cuba e do Haiti.

A proposta dos três países é de fortalecer o sistema de saúde haitiano, com foco na atenção primária. Por isso, também deverão ser firmados em breve novos convênios com instituições de saúde brasileiras. Essas parcerias devem focar no fortalecimento do programa haitiano de imunização e de vigilância epidemiológica.

O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Participam da formação técnicos dos Ministérios da Saúde de Cuba e do Haiti, professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Faculdade de Enfermagem de Ribeirão Preto (SP) e de Escolas Técnicas de Saúde de todo o País.


Fonte:
Ministério da Saúde


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.brasil.gov.br