sábado, 23 de outubro de 2010

Frederico W/RS: A verdade em relação aos agentes de saúde Frederiquense.

Estou escrevendo hoje nesta pagina para que o caso das agentes comunitárias de saúde não caia no esquecimento , pois até agora só fomos atacadas nos meios de comunicação pela administração.

Agora chegou a hora de nos defender , pois a população precisa saber o que esta acontecendo pois todas as agentes de saúde foram demitidas sem justa causa ; A administração alegou em vários momentos em tons de ameaças que seriamos demitidas pois a nossa contratação estaria irregular ; Pois alegam que as agentes de saúde não passaram pelo processo seletivo , e que não teve divulgação do processo seletivo.
Durante um período a administração abriu uma sindicância dizendo que iriam ajudar as agentes de saúde, para ver se teve processo seletivo e se teve divulgação do mesmo, diversas pessoas foram chamadas para testemunhar-se de fato teve divulgação e se houve processo seletivo.Foram chamados secretários de saúde das épocas, pessoas das comunidades que fizeram inscrições para o processo seletivo simplificado, prestaram provas escritas e oral, e teste psicológico, mas antes que essas partes fossem ouvidas e a sindicância fosse concluída a administração já tinha tomado a decisão de demitir todas as agentes de saúde.

Quero dizer para a comunidade Frederiquense e região que todas as agentes de saúde passaram pelo processo seletivo simplificado que era o que se exigia naquela época , se ouve algum erro não serra nosso.

Não podemos pagar por um erro da administração.
E digo mais se não ouve processo seletivo e não teve divulgação como esta sendo alegado pela administração porque as pessoas que nem nos conheciam vieram depor na sindicância, sendo elas do interior e da cidade, no dia da prova as salas eram cheia 30 pessoas ou mais como que não ouve processo seletivo e não ouve divulgação.
As agentes comunitárias de saúde estão protegidas pela lei numero 11.350 de 5 de outubro de 2006 , pois esta lei diz que todo agente comunitário de saúde que estiver feio o processo seletivo simplificado até esta data e estiver trabalhando podem ser efetivados. A lei é clara e diz que um agente de saúde que desenvolve o seu papel na comunidade só pode ser demitido por pratica de falta grave das leis do trabalho - CLT, acumulação ilegal de cargos , empregos ou funções públicas. Na cidade de Novo progresso a prefeita efetivou 70 agentes comunitários de saúde só pela lei 11.350 , por isso eu digo serra que se a nossa administração pensa-se com carinho não poderia ter chegado a um conclusão com as agentes comunitárias de saúde de Frederico Westphalem e região evitado toda a questão judicial.

As agentes de saúde estão todas abaladas com esta situação ,estão fazendo o uso de medicamentos anti depressivos. Estamos na luta e vamos vencer, queremos voltar a fazer parte das famílias que visitamos pois com o passar dos anos , foi se formando uma grande amizade entre as agentes e a população.

Quero dizer a população que o programa das agentes comunitárias de saúde é um programa federal e não municipal , com a nossa demissão a verba está vindo e onde está sendo aplicado este dinheiro,pois as áreas estão sem agentes de saúde.
Também gostaria de saber por que a administração não consultou a população sobre a demissão das agentes de saúde já que as comunidades eram beneficiadas com os seus trabalhos, as pessoas idosas foram as mais prejudicadas.

ADRIANA URBANSKI
LEONICE PIRES BUENO
FREDERICO WESTFALEM 20-10-10
enviar recado cancelar