sábado, 11 de setembro de 2010

Prefeitura Municipal de Vila Lângaro realiza 1º Encontro de Agentes Comunitários

Secretaria da Saúde e Ação Social

Equipes da saúde da família e agentes comunitários da saude de 32 municípios participaram do 1º Encontro de Agentes Comunitários de Saúde, realizado no dia 02 de julho, no Complexo Esportivo de Vila Lângaro.

Aconteceu no dia 02 de julho, no Complexo Esportivo de Vila Lângaro, o 1º Encontro Regional de Agentes Comunitários de Saúde. Pela manhã houve palestra com a temática: “Trabalho com Alegria” com a Terapeuta Roselei Knorst. Roselei interagindo bastante com a platéia passou dicas importantes para que todos tenham ênfase nas tarefas diárias. Falou ainda das atitudes que rejeitam a felicidade. Deu exemplo de vida. Destacamos um de seus slides: “Recebe-se a medida que agradece... Perde-se a medida que se queixa... Somos canal para manifestar a vida de Deus”. Ainda pela manhã a coordenadora da Estratégia Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde de Vila Lângaro, enfermeira Rejane Conceição de Souza apresentou algo sobre o município e as agentes comunitários de saúde de Vila Lângaro apresentaram duas peças teatrais, sobre os trabalhos das mesmas, com as hipóteses da boa e da má receptividade das famílias. Pela parte da tarde os agentes de São Domingos do Sul, trouxeram um pouco da história dos agentes em seu município e apresentaram a peça de teatro: “Escola da Saúde”. Os Representantes de Marau fizeram uma exposição de artesanatos, feitos nos grupos de Terapia Ocupacional, coordenados pelas agentes de saúde. As agentes marauenses mencionaram sobre o tema “Plantar trabalho para colher diferença” e deram dicas sobre tarefas e visitas às famílias e comentaram sobre a frase de Zilda Arns: “Quando visitamos uma família, valorizamos sua cultura, suas potencialidades, ajudamos as pessoas a se sentirem parte integrante da comunidade”. Foi realizada ainda uma gincana de integração entre as micro-regionais, onde foi aplicada prova escrita, com temas de conhecimento gerais e provas práticas, tais como: danças da maçã e da cadeira e corridas de saco, do ovo e de costas, ficando a classificação na seguinte ordem: 1º lugar: Micro de Soledade, 2º:

Micro de Sananduva e 3º: Micro de Marau. Participaram deste encontro as equipes da saúde da família e dos agentes comunitários de saúde de 32 municípios das micro-regionais de Carazinho, Lagoa Vermelha, Marau, Passo Fundo, Sananduva, Soledade e Tapejara. Prestigiaram o evento o prefeito municipal Moisés Dametto, a coordenadora da Estratégia Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde, Irdes Dalmaso, o representante da Coordenadoria Regional da Saúde, Everton Rosa representando no ato a secretária de Saúde do Estado, Arita Gilda Hubner Bergmann, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Vila Lângaro, Aniba Jorge da Silva, o chefe de Gabinete Heitor Biasotto, a secretária da Educação Sidéli Regina Cecchetti Girardi, o secretário da Agricultura Victorino Biasotto e o vereador Delvo Denardi.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.vilalangarors.com.br