terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ex-secretário de saúde de campina grande está entre os melhores do país

O ex-secretário municipal de Saúde, o médico Metuselá Agra, recebeu o “Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, que o escolheu os 100 melhores gestores de saúde do país. A entrega do prêmio aconteceu na semana passada, durante o encerramento do Encontro Nacional de Secretários de Saúde 2010, realizado em Camboriú, Santa Catarina. Para Metuselá Agra, o fato de Campina Grande mais uma vez se destacar entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, desta vez na área de saúde, é resultados dos investimentos feitos por uma administração comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população.

O “Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública” é considerado o maior do segmento saúde pública e o resultado foi computado através de pesquisas feitas nos sites institucionais sobre a utilização correta das verbas públicas e os investimentos realizados. O município foi escolhido entre os melhores, de acordo com o ex-secretário municipal de Saúde, pela evolução na atenção básica, incidência da redução de mortalidade materna e infantil, investimentos na saúde da mulher, implantação de vasectomia, entre outras melhorias.

Metuselá Agra permaneceu no cargo de secretário de Saúde até o final de julho, quando se afastou para assumir a função de médico perito do INSS no Pará, onde foi aprovado através de concurso público. Depois de se apresentar na nova função, ele pediu licença e reassumiu as suas atividades como vereador em Campina Grande. Em 2005, o médico assumiu a direção do Isea (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), de onde saiu em janeiro de 2006, para ser secretário municipal de Saúde e, durante este período, se afastou apenas para disputar um cargo eletivo.

Eleito vereador com 4.251votos, em março de 2009 aceitou o convite do prefeito Veneziano Vital do Rêgo para reassumir o cargo e dar continuidade ao trabalho à frente da pasta. Médico com especialização em Cirurgia Geral, Clínica Médica e Acupuntura, atuou no PSF (Programa Saúde da Família) do Tambor, foi auditor da Unimed, plantonista dos Hospitais Regional e Dr. Edgley e médico do PSF de Serra Redonda e Barra de Santana.

Médico concursado da Prefeitura de Campina Grande, onde atuou como auditor, e do PSF de Queimadas. Como diretor da maternidade, foi responsável pela implantação de novos serviços, como os Testes da Orelhinha e do Olhinho, entre outros serviços. Na sua gestão como secretário municipal de Saúde, foi realizado concurso público para profissionais do PSF, antes contratados sem nenhuma garantia legal.

Metuselá Agra ampliou o número de equipes do PSF, implantando atendimento em médicos onde o serviço não existia, como os bairros de José Pinheiro e Malvinas, os dois mais populosos da cidade. Reformou e ampliou unidades de saúde em diversos bairros e distritos do município e inaugurou quatro Farmácias Populares nos Bairros da Liberdade, José Pinheiro, Palmeira e Conjunto Severino Cabral.

O secretário implantou ainda serviços como o Cranesp (Centro de Referência em Atenção aos Portadores de Necessidades Especiais), o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e cinco Núcleos de Prevenção de Violência contra a Mulher. Ampliou o número de especialidades médicas oferecidas no Serviço Municipal de Saúde (antiga Casa de Saúde Dr. Brasileiro).

Na sua gestão, Metuselá também contribuiu diretamente para a elaboração do projeto de efetivação dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate às Endemias) nos quadros do município, realizando concurso público para a categoria. Realizou e inaugurou reforma a reforma do Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto e implantou o atendimento noturno, pioneiro no município, para beneficiar as pessoas que trabalham durante o dia.

Na área de Saúde Mental, inaugurou Residências Terapêuticas e a Emergência Psiquiátrica, no Hospital Dr. Edgley, colocando o município como referência para o Brasil.

Fonte: Redação com Codecom/CG

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.snn.com.br

Campanha Nacional pela Aprovação do PLC 56/17

Bem-vindo ao Canal Especial pela Aprovação do  PLC 56/2017  antigo  PL 6437/16 Acompanhe as novidades sobre o PLC 56/17 21/08/2017 ...