sábado, 28 de agosto de 2010

Saneamento básico e valorização dos agentes de saúde no plano de Expedito

Ainda na Saúde, Expedito propõe a valorização dos agentes de saúde e de combate às endemias através de contrapartida financeira do Estado

A população de Rondônia sofre com a falta de água neste período de estiagem. Isso porque, os poços que abastecem a maioria dos lares das pessoas carentes dos municípios secaram. A falta de água já compromete até a Educação, pois algumas escolas de Porto Velho ficaram sem aulas neste período. “Essa situação vai mudar em nosso governo, pois assumimos o compromisso de buscar a ampliação da cobertura dos serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água, em todo o estado”, declara Expedito Júnior, candidato a governador de Rondônia da coligação “Unidos para Avançar” (PSDB, PR, PSC, PTC, PTdoB e PRB) , que, junto com Miguel de Souza, candidato a vice-governador, vem reforçando esta proposta nas suas reuniões com a população em todo o estado.

Para garantir mais qualidade de vida a população de Rondônia, a implantação de estações de tratamento do esgoto sanitário também consta do plano de Expedito Júnior e Miguel de Souza. “Investimentos no saneamento básico são essenciais para que a população tenha mais saúde, principalmente as crianças que mais sofrem ao adquirir doenças infecciosas causadas pela falta de água tratada”, salienta Expedito.

Miguel de Souza reforça que a maioria da população entende que a falta de saneamento básico amplia consideravelmente a proliferação de doenças, inclusive, esse serviço é uma das principais reivindicações da população em todo o Estado. “Sabedores dessa carência, fizemos questão de explicitar no nosso plano de governo o apoio para a ampliação e concretização do saneamento básico. No nosso governo vamos tornar realidade esse sonho da maioria da população de Rondônia”.

Agentes de saúde e de doenças endêmicas valorizados financeiramente

Aliado às propostas de saneamento básico, que reduzirão o índice das doenças de baixa complexidade, o plano de governo de Expedito propõe também a valorização dos agentes comunitários de saúde e agentes de combates às endemias através de uma contrapartida financeira do Estado. Expedito já defende a categoria desde quando estava no Senado, ao propor o pagamento do adicional de insalubridade e a aposentadoria especial dos servidores que atuam nesta área, através do Projeto de Lei 477/2007.

“Esses servidores andam de casa em casa orientando a população na tentativa de levar mais saúde a nossa população. Não existe dificuldade para eles chegarem até o povo mais carente. Eles fazem seu trabalho com amor e merecem todo nosso respeito. No nosso governo, os agentes comunitários e de endemias de Rondônia terão o devido reconhecimento e valorização”, garante Expedito.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: folhapimentense.com.br