quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Prefeito participa do lançamento do projeto “Vivência dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias na Rede SUS”

Autor: Ramon Gusmão

Na manhã da última segunda-feira, 26 de julho, no auditório do Pólo de Educação Permanente, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o projeto “Vivência dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias na Rede SUS”, com a presença do prefeito Guilherme Menezes.

O projeto tem por objetivo aproximar os agentes comunitários e agentes de endemias dos serviços oferecidos na Rede do Sistema Único de Saúde/SUS de Vitória da Conquista, para que eles possam melhorar o atendimento prestado a comunidade.

Em 1988, o SUS foi criado e aprovado pela Constituição Federal, que reconhece o direito ao acesso à saúde por toda população brasileira. Até a sua criação, foram quase 50 anos de discussões que começaram na década de 40, com o médico sanitarista Samuel Pessoa, e na década de 70 quando aconteceu à reforma sanitária, com o tema “Saúde é Democracia”.

O prefeito Guilherme Menezes lembra que o tema saúde foi intensamente debatido pelo Congresso Nacional durante a Constituinte. “Muitas empresas privadas eram contra a democratização da saúde e até hoje nós não conseguimos aprovar a lei que regulamenta o financiamento da saúde, a Emenda 29”

Em 1985, foi implantado em Vitória da Conquista o programa de Agentes Rurais de Saúde, que atendia pessoas cujas comunidades não possuiam atendimento médico. Criado pelo então médico da Secretaria de Saúde, Guilherme Menezes, o programa chegou a ter 63 agentes rurais eleitos pelo voto secreto de sua comunidade, numa época que ainda não existia o SUS. “Em 1997, eram apenas oito médicos e seis enfermeiros para atender toda população e hoje contamos com 240 médicos e já precisamos ampliar”, afirmou o prefeito Guilherme.

Já em 1998 foi criado o Programa de Agentes Comunitários de Saúde/PACS, que começou com 191 agentes e hoje conta com 494 profissionais a serviço da comunidade, auxiliando as equipes do Programa de Saúde da Família/PSF, na promoção da saúde da população. Para o agente Valdir Barros Novaes, que está participando do Curso de Especialização para Agentes Comunitários de Saúde, o novo projeto irá contribuir para o dia a dia do agente com sua comunidade: “desde a VIII Conferência em Saúde, realizada em 1986, que a saúde vem se expandindo e hoje nós podemos dizer que existe uma Rede de Serviços do SUS para ser avaliada em Conquista”.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.sudoestenarede.com.br