terça-feira, 31 de agosto de 2010

Prefeito Osni José Schroeder participa da formatura dos ACS

Assessoria de Imprensa PMRN


Na noite de sexta-feira (27), o prefeito Osni José Schroeder, também patrono da turma e o secretário da saúde do município Gelasio Onofre de Castilho, também paraninfo da turma, estiveram participando da formatura dos Agentes Comunitários de Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Escola de Formação em Saúde (EFOS), realizou, a formatura de 36 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A solenidade ocorreu às 19h30.

O secretário da saúde Gelasio Onofre de Castilho, parabenizou as pessoas que saíram de seus lares por quatrocentas horas, correram, batalharam e hoje estão ali se formando. “Muito importante para vocês, para Rio Negrinho e para nós da saúde esse conhecimento que vocês buscaram, que vai melhorar muito nosso trabalho e o mais importante para vocês é a satisfação pessoal e profissional como um todo” finalizou Gelasio.

O prefeito Osni José Schroeder, salientou que a formatura é aquele momento solene onde se coroa o êxito alcançado por todos, pois com todas as dificuldades, apreensão, trabalho e profissionalismo, a formatura de hoje torna-se mais um tijolinho na construção de uma saúde de melhor qualidade para todos os rionegrinhenses. “Nós estamos fazendo um trabalho muito importante na cidade, em todos os postos de saúde, que é de qualificação, treinamento permanente para atender as pessoas que tanto precisam de uma saúde de qualidade. Parabenizo a equipe da secretaria que fez um belo trabalho para melhorar a qualidade da saúde em Rio Negrinho. Espero que a saúde receba o reconhecimento que ela sempre mereceu, mas isso só irá acontecer se cada um de nós fizermos a nossa parte”, finalizou o prefeito.

Os ACS percorrem as residências para fornecer orientações de prevenção a doenças e, quando necessário, encaminhar as pessoas que apresentam algum problema de saúde para o atendimento médico. Através dessas visitas, os ACS também podem avaliar as condições de higiene das casas, detectar problemas relacionados à violência doméstica, entre outros. Eles trabalham em conjunto com outros profissionais da estratégia Saúde da Família (ESF).

Organizada pela EFOS, em parceria com as gerências de saúde das SDRs, apoio dos municípios e financiamento do Ministério da Saúde, o curso de formação de ACS teve uma carga horária de 400 horas/aula, sendo 120 de concentração (teórica) e 280 de dispersão (ensino em serviço), onde a orientação é feita por profissionais da saúde e educação.

A formação dos Agentes Comunitários de Saúde repercute diretamente na qualidade do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde, pois quanto melhores os profissionais, mais qualificado e eficaz o trabalho prestado nas comunidades. Numa avaliação feita após a conclusão do curso, os ACS relataram que estão mais motivados por terem compreendido melhor quais são suas atribuições e como são importantes para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.adjorisc.com.br