sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Município promove capacitação de agentes comunitários para combater o uso do crack

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai continuar nesta sexta-feira (20/08) a capacitação de agentes comunitários de saúde, enfermeiros e policiais militares no enfrentamento ao crack. O evento acontecerá no Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. No último dia 13 foi finalizada a capacitação das duas primeiras turmas.

Os profissionais, que foram divididos em duas turmas cada uma em um turno, terão três encontros. O primeiro será nesta sexta com a apresentação da Polícia Militar. Já na próxima quinta-feira (26/08) a explanação será de responsabilidade das equipes do Apoio Matricial e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) do município. O terceiro encontro será no dia 03/09 com a reunião dessas duas equipes com a PM. A capacitação será dada pelo Capitão José Leandro, da Polícia Militar e pelo Cabo Marcos Florêncio.

A ação é promovida pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O objetivo é tratar o conceito do crack até questões sociais que envolvem o usuário. Também será discutida uma política de redução dos danos causados pela droga, com foco na perspectiva da promoção social da saúde e na qualidade de vida da população.

Segundo a gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Elizabeth Santana, a iniciativa é de extrema importância. “Esta capacitação serve como apoio e orientação para que esses profissionais saibam como ajudar e lidar com os usuários da droga”, explicou a gerente. De acordo com ela, aproveitando a presença dos agentes, durante o evento vão ser distribuídas 300 cartilhas com o tema “O Agente Comunitário de Saúde no controle da dengue”, e ainda, será dada uma orientação pela gerente de Vigilância à Saúde, Viviane Pina, sobre o uso da cartilha para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Texto: Jessica Benevides - Estagiária da Secom/Cabo de Santo Agostinho

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.cabo.pe.gov.br