sábado, 28 de agosto de 2010

Escola de Saúde Pública beneficia mais de 4,8 mil trabalhadores com cursos técnicos

Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP), investe na valorização profissional de seus colaboradores de trabalho e na busca constante de excelência em qualidade dos serviços oferecidos. Para tanto a escola desenvolve cursos de formação técnica, pós-técnica, qualificação e aperfeiçoamentos durante este ano de 2010, beneficiando 4.817 profissionais de saúde pública no Estado.

Segundo a diretora da Escola, Maria das Graças Oliveira de Figueiredo, esse investimento “visa contribuir com o desenvolvimento da educação dos trabalhadores da saúde na construção, produção e preservação do conhecimento, tornando-os compromissados com os problemas sociais e a melhoria da sociedade ao mesmo tempo em que promovem o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Maria das Graças informou que parte do volume de ensino da Escola de Saúde Pública é gerenciada pela Coordenadoria de Formação Técnica em Saúde, que organiza os cursos técnicos, pós-técnicos, aperfeiçoamentos e qualificações.

Essa divisão da organização do ensino visa formar, para o SUS, profissionais éticos, de qualidade, com competência para executar ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, capazes de se integrar à estrutura organizacional e funcional do SUS, respeitando os princípios profissionais nos diversos níveis de conhecimento, explicou a Diretora.

Ela ressaltou ainda que a ESP distribui seus cursos visando sempre a qualificação e formação de trabalhadores da saúde que atuam no interior do Estado bem como na Capital.

CURSOS TÉCNICOS - Um dos cursos ministrados em 2010 é o de técnico em enfermagem. São cinco turmas: duas em Cuiabá, uma em Gaúcha do Norte, uma em Rondonópolis e uma em Sapezal, beneficiando a 140 alunos.

Outro curso é o de técnico em órtese e prótese, com status de ser o 1º curso do país, desenvolvido e ministrado numa parceria da Escola de Saúde Pública e Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac). O curso forma profissionais para atuarem nas unidades do Cridac nos municípios de Cáceres, Sinop, Cuiabá, Diamantino e Colíder. Essa 1ª turma tem 44 alunos, com previsão de término para 2011.

O curso de técnico em saúde bucal, ministrado para profissionais dos municípios que compõe as regionais de saúde de Juara, Água Boa e Peixoto de Azevedo, beneficia a 90 alunos.

Além do curso técnico em saúde bucal a Escola de Saúde Pública oferta quatro turmas de qualificação de auxiliar de saúde bucal, sendo uma delas para os auxiliares de saúde bucal indígenas. As turmas ocorrem nos municípios de Cuiabá, Diamantino e São Félix do Araguaia beneficiando 90 alunos. A 4ª turma ocorrerá no município de Tangará da Serra, atendendo a 35 agentes indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena de Cuiabá, e beneficiará membros das etnias Pareci, Bororo, Irantie, Guató, Chiquitano e Nambikuara. Para a implantação e execução dessa turma a ESP conta com a parceria da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que trata da saúde indígena, e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

O curso de Técnico em Análises Clínicas contempla as regionais de Água Boa e de Pontes e Lacerda, beneficiando a 60 profissionais de saúde nas regiões.

O curso Técnico em Vigilância em Saúde ocorre nas regionais de Juína e Pontes e Lacerda beneficiando a 70 alunos. A turma para a regional de Diamantino encontra-se em processo de autorização no Conselho Estadual de Educação.

PÓS TÉCNICOS - Os cursos pós técnicos são voltados para profissionais de saúde que já fizeram o curso técnico e buscam aprimoramento visando a melhoria da assistência. São oferecidos em quatro áreas: saúde do idoso, odontologia para pacientes especiais, enfermagem na saúde da família e UTI adulto e neonatal.

O curso pós técnico em Saúde do Idoso beneficiou trabalhadores de nível médio do SUS (técnicos em enfermagem e saúde bucal) lotados nas Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá. A turma, com 22 alunos, concluiu seu estudo em julho de 2010. Há programação para nova turma em 2010/2011.

No curso Pós Técnico de Odontologia para pacientes especiais uma turma de 30 alunos de técnicos em saúde bucal de municípios do interior do Estado e da Capital está sendo preparada para atender pacientes com necessidades especiais que precisam de atendimento bucal. As aulas são ministradas no município de Cuiabá e o curso termina em novembro de 2010.

Já o curso Pós Técnico em UTI adulto e neonatal, visa atender 60 profissionais de saúde divididos entre os Hospitais Regionais de Sorriso e Colíder e ministra noções específicas de humanização da assistência aos usuários das Unidades de Terapia Intensiva nas duas áreas.

Por último, o curso Pós Técnico em Enfermagem na Saúde da Família, ministrado no município de Terra Nova do Norte, vem beneficiar 31 técnicos com competência para atuarem na promoção, prevenção e vigilância à saúde da família.

Além desses cursos a Coordenadoria de Formação Técnica da Escola de Saúde Pública ainda oferta os cursos de qualificação para agentes comunitários de saúde, programados para os municípios de Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande, Alto Paraguai e Diamantino (beneficiando a 420 Agentes Comunitários de Saúde).

“E por fim”, finalizou a diretora Maria das Graças, “temos o grande Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil, a ser realizado nos 13 municípios prioritários (apontados pelo Ministério da Saúde) para o combate a mortalidade infantil em Mato Grosso, que vai beneficiar a 3.755 alunos”.

Esse curso se destina a aperfeiçoar o trabalho de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem na Atenção Primária de Saúde, nas maternidades e Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

Os 13 municípios prioritários para a redução da mortalidade infantil são: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juara, Juina, Poconé, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.odocumento.com.br