sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Equiparação salarial para comemorar Dia do Agente de Saúde

O Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde foi comemorado nesta sexta-feira (20/08), com um café-da-manhã para a categoria. Na ocasião, o prefeito Armando Carneiro anunciou a proposta de equiparação do salário dos concursados e contratados. A mensagem seguirá para Câmara Municipal para aprovação.

O município tem 44 agentes comunitários, sendo 23 concursados e 21 contratados. O salário base da classe é de R$ 657,47. Com a alteração proposta pelo Executivo na legislação, os agentes que atuam sob contrato passam a ter direito a 25% referente a gratificações, um total de R$ 164,36 a mais no final do mês.

O Prefeito considera a correção, um ato de justiça com a classe que exerce papel fundamental na Estratégia de Saúde da Família. “É a melhor maneira de contribuir para a satisfação de uma categoria tão importante para nosso trabalho de prevenção em saúde. Também parabenizo a vereadora Fátima, que é autora da lei que criou o Dia Municipal, pela sensibilidade de reconhecer a importância desse trabalhador”, destacou.

Para os agentes essa foi a melhor maneira de comemorar a data. “Ficamos surpresos em chegar aqui para o café-da-manhã e recebermos essa boa notícia. Apesar de estarmos lutando por isso, não esperávamos”, revelou a agente Renata Carvalho Pereira, que atua como responsável pela área da unidade da família de Santa Catarina.

Com o foco na prevenção, a Secretaria de Saúde de Quissamã pretende intensificar as capacitações para a classe. A secretária Alexandra Moreira ressaltou a importância da qualificação. “Queremos capacitar não só os agentes comunitários, mas também servidores de outros setores, com cursos que tenham reconhecimento também fora do âmbito municipal”, enfatizou.

Também participaram do café-da-manhã, os secretários Rodrigo Florencio (Comunicação), Arnaldo Matoso (Educação), a vereadora Fátima Pacheco, a coordenadora e o supervisor do Programa Saúde da Família, Milena Viana e Vinícius Teixeira.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.quissama.rj.gov.br