sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DST/Aids quer agentes de saúde no combate a doenças transmissíveis em Itabuna

A Coordenação Municipal de DST/Aids quer a participação de agentes comunitários de saúde no combate às doenças sexualmente transmissíveis. Para isso promoveu, na manhã da quarta-feira, 18, um seminário de prevenção em DST/HIV/Aids.

O encontro, no Centro de Cultura Adonias Filho, contou com a participação da coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Carolina Brandão, que fez palestra sobre a ação dos agentes na atenção básica. A palestra teve como objetivo fornecer mais informações sobre as formas de combate a essas doenças para que os agentes possam ter melhores condições de orientar às famílias cadastradas no Programa Saúde da Família.

“Os agentes comunitários são importantes aliados nessa luta porque, além de conhecer bem a área de atuação, eles estão em contato mais direto com as famílias da periferia”, justificou a coordenadora do Centro de referência Dr. Júlio Brito, Maria Vitória Gonçalves. Ela também falou sobre a importância do ACS na prevenção das DST/Aids e Hepatites.

Vitória explicou que, ao promover treinamentos com palestras e exposições, pretende envolver mais especialistas na área de saúde para falar como detectar as DST/Aids, quais seus sintomas e, principalmente, a importância da prevenção. “Algumas vezes as doenças sexualmente transmissíveis não apresentam sintomas imediatos, daí a importância de orientar a comunidade para a prevenção”.

Vitória disse que é preciso quebrar as cadeias da transmissão a partir de um trabalho intensivo de orientação junto às comunidades, e os agentes comunitários são, segundo ela, os multiplicadores das informações.

Entre as ações estão diminur as DSTs, através do estímulo ao uso de preservativos distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde, onde também são realizados exames, igualmente gratuitos.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.jornalbahiahoje.com.br