terça-feira, 31 de agosto de 2010

Alagoas: Estado inaugura Base do Samu em Porto Real do Colégio

Enviado por Luciana Mendonca

Assistência Hospitalar e de Urgência

Além da ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), foi entregue também 44 bicicletas e uma moto para os Agentes Comunitários de Saúde, que vão servir para melhorar o atendimento feito pelo PSF.

Arnaldo Santtos

“Estamos fazendo todos os esforços possíveis para que o alagoano tenha um futuro melhor na área da saúde, segurança e educação, graças a parceria nunca vista entre Estado e municípios”, destacou o governador em exercício José Wanderley Neto, no discurso que fez na manhã desta terça-feira (31), durante a inauguração da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), no município de Porto Real do Colégio. A solenidade também contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta e da prefeita Maria Rita; de vereadores e técnicos das duas secretarias, além da população que prestigiou o evento.

“A entrega da Base do Samu neste município só ocorreu graças ao empenho da prefeita e de seus colaboradores junto com a equipe da Secretaria de Saúde, que não tem medido esforços para que a população disponha de um serviço eficiente como o que o pessoal do Samu vem prestando a todo alagoano”, enfatizou Wanderley Neto. Ele ressaltou que o Projeto Avança Saúde é uma realidade em todos os municípios.

Além da ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), foi entregue também 44 bicicletas e uma moto para os Agentes Comunitários de Saúde, que vão servir para melhorar o atendimento feito pelo profissionais que trabalham no Programa de Saúde da Família (PSF).

O secretário Herbert Motta também destacou o esforço da prefeita e do secretário municipal de saúde, Josué Marques dos Santos, para que uma Base do Samu fosse instalada no município.

“Estamos realizando tudo que é possível para melhorar a saúde do alagoano: teremos uma base do Samu a cada 30 km, ou seja, iremos salvar muitas vidas; temos o Serviço Aeromédico – UTI Móvel aéreo, que está prestando um excelente serviço em todo o Estado; e também o Serviço Neonatal, que é uma ambulância do tipo UTI - Móvel que serve para transportar recém-nascidos com risco de morte para um hospital de referência. Enfim, estamos fazendo o melhor para os alagoanos”, destacou o secretário Herbert Motta.

O secretário disse, ainda, que o Estado vai construir 32 postos de saúde em vários municípios, com recursos próprios. “Muitas obras já foram licitadas e estão em processo de início de construção. Cada uma delas pode demorar de 120 a 180 dias, mas, todas serão construídas. Depois de concluídas teremos mais condições de atender melhor a população porque o serviço de atendimento será agilizado”, destacou o secretário, lembrando que as ações do Programa de Saúde da Família (PSF) também estão sendo intensificadas, justamente, para promover a saúde da população.

Para a prefeita Maria Rita, a parceria entre Estado e município precisa ser fortalecida, a exemplo da instalação do Samu no município, “uma iniciativa conjunta que está dando bons resultados”. “Precisamos ter esta parceria em todas as áreas e, com isso, melhorarmos a qualidade de vida de nossa população”, comentou.

Bases Descentralizadas – Tanto a base de Porto Real do Colégio quanto a de Campo Alegre, também entregue nesta terça-feira, farão parte da Central do Samu de Arapiraca, onde já existem, na região, cinco Bases Regionalizadas nos municípios de Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Logo, todas as ligações para o 192 da região de Porto Real do Colégio e de Campo Alegre serão recebidas na Central de Arapiraca, onde os médicos irão regular o atendimento.

Os municípios terão atendimento 24 horas, por uma equipe formada por técnicos de enfermagem e condutores socorristas, devidamente capacitados pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Sesau.

Fonte: Ascom/Sesau-AL


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.saude.al.gov.br