quinta-feira, 8 de julho de 2010

Deputado destaca importância do agente comunitário de saúde

No próximo sábado, dia 10, será comemorado o Dia do Agente Comunitário de Saúde. O deputado José Lima (PSB) destacou hoje (8) a importância deste profissional para o país e a atuação dos presidentes Sergio Gutemberg (Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde) e Carlos Alberto (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde) na luta em busca de benefícios para a categoria.

Segundo Lima, eles vêm lutando há muito tempo por uma premiação já concedida por praticamente todos os governos estaduais, mas ainda não efetivada no Maranhão. "Há dificuldade em dar essa premiação de forma legal, uma vez que os agentes comunitários de saúde recebem recursos do governo federal. Mas alguns estados têm dado esta remuneração em forma de prêmio", explicou.

É o caso da Bahia, que para incentivar os que atuam no controle da dengue, o governo instituiu o prêmio Edno Batista Rebouças, concedendo um salário mínimo aos profissionais quando as metas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, são alcançadas.

O Dia do Agente Comunitário de Saúde é comemorado em 10 de julho em virtude de a profissão ter sido legalizada nesta data, em 2002 (Decreto Lei nº 10.507), pelo governo Fernando Henrique Cardoso.

Autor: Da Agência Assembleia

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.jusbrasil.com.br