quarta-feira, 28 de julho de 2010

Agentes de saúde param por 72 horas

Publicada: 28/07/2010 00:07| Atualizada: 27/07/2010 23:29

Cristiane Flores

Mais de três mil agentes comunitários de saúde do município se reuniram na manhã de ontem, no Ginásio de Esportes dos Bancários, Aflitos.

A assembleia extraordinária foi convocada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs/BA), com objetivo de reivindicar a mudança de regime jurídico de celetista para estatutário, o pagamento do adicional de insalubridade dos Agentes Comunitários de Saúde, além da discussão sobre o PIS e piso salarial da categoria. Hoje, os agentes estarão na estação da Lapa para chamar atenção da população para as reivindicações.

Segundo Aldenilson Viana Rangel, coordenador geral do Sindacs/BA “no dia 22 de abril a pauta de reivindicações foi definida em assembleia. Só no dia 16 junho, conseguimos sentar com o Secretário Municipal de Saúde (SMS), no encontro ficou definido que seria apresentada uma contraproposta. Entretanto, foram canceladas duas reuniões nos dias 8 e 21 de julho e até hoje não temos nenhuma resposta “.

Aldenilson afirma ainda que a paralisação vai durar 72 horas. “Estaremos amanhã (hoje) na estação da Lapa para informar a população sobre as nossas reivindicações, quinta-feira faremos uma paralisação solidária no Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia) para doarmos sangue e na sexta-feira estaremos com veículo do Hemoba (Hemóvel) em frente ao Iguatemi”, informou.

Na rede municipal de ensino paralisação acaba após aprovação do reajuste salarial na tarde de ontem. Na estadual, os professores fizeram manifestação em frente ao Fórum Ruy Barbosa, pela celeridade no julgamento e pagamento de valores relativos à perda salarial com a implantação da Unidade Real de Valor (URV).

Em todo o Estado houve paralisação das aulas por 24 horas. Além dos profissionais da educação da capital, estiveram presentes ao protesto dezenas de professores e outros trabalhadores que vieram em caravanas do interior

De acordo com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato), novas manifestações serão realizadas na última quarta-feira de agosto e na última quinta de setembro.

Publicada: 28/07/2010 00:07| Atualizada: 27/07/2010 23:29

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.tribunadabahia.com.br

Brasil: R$ 3.820,00 é o valor do Prejuízo que os ACS's tiveram com o Piso Congelado

Perdas são ainda maiores se aplicada aos Agentes de Combate ás Endemias O SINACS/RJ - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Es...