quinta-feira, 24 de junho de 2010

Prefeito se reuniu com representantes dos agentes de endemias e comunitários de saúde


Secom PMVC

Na manhã desta terça-feira, 22, o prefeito Guilherme Menezes recebeu, em seu gabinete, os representantes dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, com o objetivo de receber a pauta de reivindicações das duas categorias, que foi apresentada anteriormente em reunião na Secretaria de Saúde no último dia 6 de abril.

A reunião contou com a presença da secretária de Saúde, Suzana Ribeiro, do secretário de Administração, Eliabe Gouveia, do secretário de Governo, Márcio Higino, do chefe de Gabinete, Odir Freire, do procurador jurídico Fabiano Vieira, da secretária adjunta de Saúde, Karine Brito, da coordenadora da Atenção Básica, Márcia Viviane, da coordenadora de Endemias, Márcia Meira, dos agentes comunitários, Dalva e Marcos e dos agentes de endemias, Rita Suzana e José Milton.

O prefeito Guilherme Menezes ressaltou a importância das duas categorias e lembrou do pioneirismo de Vitória da Conquista na criação da função de agentes rurais de saúde, em 1985, que chegou a ter 63 agentes, quando o Sistema Único de Saúde/SUS ainda não existia. “Nós do Governo Municipal temos muito respeito por esta categoria, que evita a proliferação de doenças no município”.

O procurador Fabiano Vieira explicou os trâmites legais para reconhecimento dos Sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde/SINDACS, que ainda não possuem sua carta sindical e, por isso, o governo não poderá fazer o desconto sindical em folha. “Existe uma possibilidade do não reconhecimento da carta e desta forma o município e o gestor podem sofrer penalidades por fazer reconhecimento indevido”.

Suzana Ribeiro apresentou agenda de negociações anteriores, quando foram feitos encaminhamentos dos pontos da pauta e retirada de uma comissão para negociação. Ela esclareceu também as questões salariais das duas categorias. O secretário Eliabe Gouveia informou que o aumento negociado com o SINSERV também será repassado para os trabalhadores de 40 horas das duas categorias.

O agente comunitário de saúde Marcos explicou que a categoria sempre foi recebida pela secretária Suzana Ribeiro para apresentação de reivindicações e lembrou da grande vitória que tem sido a realização do curso de qualificação para os agentes comunitários: “o governo está de parabéns pela iniciativa”.

O prefeito e os presentes decidiram marcar nova reunião para o dia 29 de junho, terça-feira, onde deverão acontecer novas negociações, após análise da pauta entregue na reunião desta terça-feira.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.conquistanews.com.br