sábado, 19 de junho de 2010

Capacitação de agentes comunitários de saúde

Termina segunda-feira(21) a capacitação básica sobre o Programa Estratégia de Saúde da Família para os 200 candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde aprovados na primeira etapa do concurso. A ação educativa tem como objetivo favorecer o desenvolvimento de competências básicas ao exercício da atividade dos novos profissionais.

O processo educativo dá cumprimento ao disposto do edital da SES nº 28/2009, publicado no DODF nº 103 de 29 de maio de 2009. A segunda etapa do processo seletivo dos candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, conforme determina o edital, é de caráter eliminatório.
O curso, realizado no Centro Universitário Planalto do DF(UNIPLAN), na SGAS 913-Bloco H- Lotes 54/55, é uma parceria entre a ETESB (Escola Técnica de Saúde de Brasília) e a CODEP (Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas).

Segundo a diretora da ETESB, Fernanda Moura, coube a Escola Técnica a administração do processo educativo, incluindo a capacitação dos instrutores e certificação dos candidatos ao cargo de ACS, conforme instruções no projeto pedagógico. A CODEP organizou o material instrucional e o roteiro das atividades pedagógicas, além da disponibilização do material como lápis e caneta.

Fernada Moura informou que esta capacitação, com carga horária de 40 horas, avaliará o perfil de competência dos ACS desenvolvido ao longo do curso. Segundo a diretora, a fundamentação das atribuições do ACS estão discrimidas na lei 11.350 de 05 de outubro de 2006 e na portaria 648/GM de 28 de março de 2006. “É uma resposta efetiva da FEPECS diante do seu compromisso institucional de desenvolvimento de competências dos profissionais que atuarão no SUS-DF, contribuindo para maior eficácia de suas práticas”, completou Fernanda.

Sylvia Moreira

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.saude.df.gov.br