sábado, 19 de junho de 2010

Agentes de Saúde no combate ao diabetes

Os agentes comunitários de saúde de Quissamã participaram nesta sexta-feira (18/06), de uma capacitação sobre diabetes, no auditório da Prefeitura. “O diabetes é uma questão que está no dia-a-dia da nossa equipe, mas essa capacitação nos dá um melhor suporte para atuar”, afirmou a coordenadora do Programa Saúde da Família, Milena Viana.

O município já conta com o Programa do Pé Diabético, e fornece aos pacientes insulina e aparelhos de glicemia. A capacitação destacou a importância do agente comunitário na orientação dos pacientes, com relação aos cuidados no controle e na prevenção a doença.

O treinamento ainda prevê mais uma etapa, que é o trabalho de campo. No dia 24 de junho, um grupo de dinamarqueses vai participar de visitas dos agentes comunitários de saúde em Quissamã.

O treinamento foi regional e também envolveu agentes comunitários da cidade vizinha de Carapebus. Foram cerca de 80 profissionais reunidos, além de coordenadores de programas da Saúde de Quissamã, como Viviane Vieira (Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria), Lisa Priscila de Castro (Ações Programáticas), e a secretária de Saúde de Quissamã Alexandra Moreira, que participou da abertura do evento.

O Supervisor do Programa Saúde da Família, Vinícius Rangel Teixeira avisa que mais capacitações vão ser realizadas. “Temos uma cobertura cem por cento do Programa Saúde da Família. Estamos começando pelo diabetes, mas vamos passar por outros temas até chegar a feira de saúde pública, que estamos planejando”, revelou.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.quissama.rj.gov.br