sábado, 5 de junho de 2010

Agentes Comunitários de Saúde tomam posse em São Pedro da Aldeia

Trinta e um Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que passaram, no último Processo Seletivo Público em 2009, para o município de São Pedro da Aldeia foram empossados na tarde de segunda-feira, dia 31 de maio, pelo prefeito Carlindo Filho em seu gabinete.
- “É com boa vontade, interesse e dedicação que os agentes comunitários estarão representando a Prefeitura e a secretaria de Saúde em cada residência. Encaminhando os que necessitem as Unidades de Saúde da Família. Este é um trabalho digno em prol da população” , declara o prefeito.
São quatorze Unidades de Saúde da Família (USF), distribuídas pelo município, que receberão pelo menos um agente comunitário para executar as atividades junto à comunidade. Por meio de ações individuais ou coletivas, o agente comunitário de saúde realizará atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde sob supervisão do seu gestor.
Para muitos dos empossados o momento era de alegria e satisfação. Como se pode verificar no relato da primeira colocada para a USF da Praia Linda, Helena Fernandes, “Mesmo tendo que esperar, valeu à pena. Sou instrumentadora cirúrgica, formada na Santa Casa de Misericórdia, já trabalhei contratada como agente de endemias, no município de Iguaba. Mas ser funcionária pública concursada vale a pena. Quero deixar meus parabéns a professora Jaqueline Tinoco, que muito nos ensinou” , salienta a agente.
O Processo Seletivo Público tem forma de contratação diferenciada, já que a mesma deve ser realizada a moradores da comunidade que irá trabalhar. Ele é dividido em três etapas, provas, títulos e curso de formação, o que de acordo com a Lei 11.350/06, é parte essencial da função desses servidores.
Segundo o secretário de Saúde do Município, Dr. Francisco de Assis de Almeida o trabalho do agente comunitário de saúde é de suma importância. “Ele é a ligação entre as USFs e os moradores, levando as informações das necessidades das pessoas as unidades. São os agentes que marcam os exames e realizam a integração da comunidade com os postos” , explica o secretário.
Além de serem empossados, os novos concursados tiveram a boa notícia do diretor da secretaria de Raça, Gênero e Etnia do Sindsprev-RJ, Manoel Crispim, que informou mudanças no piso salarial da categoria e aproveitou para parabenizar o município. “Deixo aqui meus parabéns à Prefeitura por ser uma das mais organizadas, quanto ao concurso desta categoria, dentre os 92 municípios do Estado” , finalizou o diretor.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.carneiro.com.br