segunda-feira, 21 de junho de 2010

Agentes Comunitários de Ilhéus


Os agentes comunitários de saúde de Ilhéus iniciam uma nova fase de trabalho com a realização do Curso de Formação Técnica, cuja aula inaugural aconteceu na manhã desta segunda-feira (21) no auditório da Justiça Federal. A capacitação, que será iniciada no dia 05 de julho, é considerada um marco para as autoridades de saúde no município, “na medida em que era um antigo pleito da categoria, que buscava novos conhecimentos, visando a prestação de melhores serviços à comunidade”, pontuou o delegado do Sindicato dos Agentes Comunitários e Endemias, Eurípedes Oliveira Neto.

A solenidade de abertura do curso, que contou com a presença dos 224 agentes comunitários de saúde que atuam no município, também teve as presenças da Diretora da Coordenação da Atenção Básica, Gisele Bohana, que proferiu palestra tendo como tema a história dos agentes comunitários no Brasil e a Coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) em Ilhéus, Emília Araújo, que falou sobre o processo de operacionalização do curso. A formação será desenvolvida numa parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado, a Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis e a Prefeitura Municipal de Ilhéus e terá uma carga horária total de 400 horas, estando distribuído em quatro unidades.

Os enfermeiros que atuam nas unidades de PSFs serão os facilitadores do curso, e segundo explicou Gisele Bohana, “no período da capacitação, os agentes se dedicarão exclusivamente ao curso, e por isso não desempenharão suas atividades, já que o curso é obrigatório e necessita total dedicação do profissional”. Os processos de ensino e de aprendizagem terão como motivações fundamentais as experiências dos trabalhadores e o contexto onde ocorrem as suas práticas, permitindo a participação, o diálogo e a negociação necessários à efetivação das mudanças qualitativas desejadas.

Foto:Clodoaldo Ribeiro



Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.ilheus.ba.gov.br