sábado, 22 de maio de 2010

Agentes comunitários de saúde recebem kits de trabalho

A Prefeitura de Boa Vista entregou nesta sexta-feira (21) novos kits de trabalho para os agentes comunitários de saúde. Cerca de 300 agentes receberam o material com duas camisetas, um boné, uma bolsa, uma balança e um antropômetro. A entrega aconteceu na sede da secretaria municipal de Saúde (SMSA).

O uniforme servirá de proteção e identificação para os agentes, que visitam as casas de Boa Vista dando orientações sobre hábitos saudáveis, cuidados básicos e promoção da saúde. A balança e o antropômetro servem para auxiliar na pesagem e medição das crianças das famílias atendidas pelo programa Bolsa Família.

Para o secretário municipal de Saúde, Robério Araújo, o kit é uma ferramenta para os agentes desempenharem melhor os seus trabalhos na comunidade. “A entrega desses kits faz parte da política de valorização promovida pela Prefeitura de Boa Vista para que seus servidores tenham boas condições de trabalho”, diz.

Reconhecimento do servidor também foi a palavra usada por Flaviney Pereira, Presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias. “Isso vai nos valorizar ainda mais. Só temos que parabenizar a Prefeitura por ter se sensibilizado e atendido a essa nossa reivindicação, que vai melhorar o atendimento à população”, destaca.

Os agentes compõem a Estratégia Saúde da Família (ESF), que é um elo entre a comunidade e a unidade de saúde. A ESF é uma tática permanente para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), na qual as equipes multiprofissionais atuam em unidades básicas de saúde.

As equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, nos aspectos de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes desse grupo populacional.

Boa Vista conta com 53 equipes que atendem a mais de 45 mil famílias. As equipes atuam na orientação da comunidade sobre os principais cuidados que devem ser tomados para preservar a saúde. Além disso, elas mantêm um contato mais direto com o a paciente, ajudando a identificar mais rápido os sintomas das doenças.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.boavistaagora.com