terça-feira, 13 de abril de 2010

Deputado declara aopio a campanha salarial dos agentes de saúde do Piauí

O deputado estadual, Paulo Martins se reuniu, no final de semana passado, com dezenas de agentes comunitários de saúde, na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, e declarou apoio a campanha salarial e também ao Plano de Cargos e Carreira da categoria, que inclusive serão debatidos no IV Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde, que será realizado no período de 16 a 18 de abril, na cidade de Caldas Novas, no Estado de Goiás.
A campanha salarial e o Plano de Cargos e Carreira para os agentes de saúde no Estado está sendo encabeçada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Piauí. Segundo a presidente da entidade, Silvana Lira, a categoria está unida para sensibilizar o Congresso Nacional para a aprovação do piso para os agentes. Silvana Lira disse que os profissionais estão unidos por melhorias para a categoria.
O Congresso Nacional promulgou, em fevereiro, a emenda à Constituição que prevê o piso salarial para agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias. A Emenda Constitucional 63/10 prevê a definição, por meio de lei federal, do piso salarial dos agentes de saúde e o estabelecimento de diretrizes para os planos de carreira. “A formulação dessas diretrizes ficará a cargo de estados e municípios. Nós estamos buscando apoio do deputado Paulo Martins que fique ao lado da categoria”, destaca Silvana Lira.
Na reunião com Paulo Martins, estiveram presentes mais de 50 agentes de saúde. O parlamentar avaliou durante a reunião que as reivindicações da classe é uma luta justa e por isso resolveu dar apoio. “Os agentes de saúde fazem parte de uma categoria que tem uma prestação de serviço muito grande com a sociedade, já que está no dia a dia em contato a população e tem um perfil preciso das comunidades. Esse trabalho deve ser valorizado”, destaca o deputado.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.meionorte.com