sábado, 10 de abril de 2010

Cesco diploma 146 agentes de saúde para São Bernardo

Em parceria com o Centro de Estudos de Saúde Coletiva (Cesco) da Faculdade de Medicina do ABC, a Prefeitura de São Bernardo entregou dia 30 de março último diplomas e uniformes a 146 novos agentes comunitários e outros 68 profissionais da Estratégia de Saúde da Família. A capacitação na FMABC teve início em fevereiro e visa a preparar 400 agentes de saúde para as Unidades Básicas, entre outros serviços. A solenidade na sede da Coordenadoria de Ações para Juventude (Cajuv) de São Bernardo foi comandada pelo prefeito Luiz Marinho e contou com o presidente do Cesco, prof. Marco Akerman. O prefeito anunciou a meta de chegar, até o meio do ano, a 1.023 agentes comunitários em atividade, o que representará 100% do município coberto.



Os novos agentes se somarão aos 295 que já trabalham na rede pública de saúde e serão designados para as UBSs dos bairros Jordanópolis, Paulicéia, Planalto, Primo Finco, Taboão, Riacho Grande e Vila Euclides. Em abril serão incorporados 200 novos profissionais, totalizando 641 agentes comunitários de saúde em São Bernardo.



Já os profissionais de Saúde da Família, formados por 27 enfermeiros, cinco médicos, 20 auxiliares de enfermagem, 14 recepcionistas, além de dentista e técnico de enfermagem, serão divididos entre essas unidades e também nas UBSs Selecta, Farina, Ferrazópolis, Jardim Ipê, Jardim das Oliveiras, Silvina, Jardim Nazareth, Vila São Pedro, Parque São Bernardo, União e Jardim das Orquídeas.



O prefeito parabenizou os novos agentes e lembrou a atuação desses profissionais durante as chuvas do início do ano, orientando e auxiliando moradores de áreas de risco. Para Luiz Marinho, a atuação dessas equipes vai além da rotina da saúde. "Apostamos no papel de transformação que vocês podem e seguramente terão em nossa cidade, pois, além de agentes comunitários de saúde, são também agentes de cidadania, com a responsabilidade de constituir um processo educacional ao entrar na residência de uma família". O secretário de Saúde, dr. Arthur Chioro, elogiou o incremento no número de Agentes Comunitários e das equipes de Saúde da Família. "Das 21 equipes de Saúde da Família encontradas no início da gestão, hoje são 43. Até o final deste ano teremos mais 18, o que vai elevar a cobertura para a população que necessita" – afirmou. PSF e Programa de Agentes Comunitários são realizados em convênio com FUABC-Central de Convênios.



Qualificação



O curso teve como finalidade capacitar trabalhadores para atuação fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de universalidade, integralidade e equidade na prevenção e promoção da saúde. Quatro conselheiros gestores das unidades de saúde também participaram.



“O treinamento prevê a integração das equipes e a compreensão do objeto de trabalho dos profissionais. São abordados aspectos gerais das atividades que devem ser desenvolvidas, tanto no nível assistencial como gerencial e administrativo. Pretendemos caracterizar a função, responsabilidades e competências dos agentes comunitários de saúde, assim como discutir o planejamento e os principais pontos a serem percebidos e abordados na atuação junto às famílias e comunidade” -- explica o professor titular de Saúde Coletiva, presidente do Cesco e vice-diretor da FMABC, dr. Marco Akerman, que acrescenta: “Podemos considerar essa iniciativa como a inauguração ou sistematização da capacitação das equipes de saúde da família”.



Os agentes terão que atualizar o cadastro de todas as famílias inscritas nas unidades de saúde e promover visitas sistemáticas aos grupos de risco, tais como gestantes, hipertensos, idosos e recém-nascidos. Além disso, vão fazer a busca ativa de casos de tuberculose, divulgação das várias campanhas de saúde, orientação sobre o combate à dengue e passar informações aos moradores sobre outras ações da Prefeitura nas áreas de cidadania, habitação e defesa civil.

Ao todo foram 4 treinamentos, cada qual com uma semana de duração e 8 horas/aula por dia. A expectativa é de que em abril todas as 8 turmas de 50 participantes cada tenham passado pela capacitação.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.fmabc.br