quinta-feira, 1 de abril de 2010

Audiência pública debate atuação dos Agentes Comunitários de Educação

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde de ontem (30/03), audiência pública para discutir o funcionamento do programa de agentes comunitários de educação nos municípios de Iguatu, Carnaubal e Croatá. O deputado Professor Teodoro (PSDB), que solicitou o debate, destacou a importância dos agentes de educação para a melhoria da educação e defendeu a "estadualização" do programa.

Teodoro informou que um projeto de indicação, de sua autoria, que prevê a criação de um projeto semelhante na esfera estadual está em tramitação na Casa. “A exemplo dos agentes comunitários de saúde, que trouxeram grandes avanços, os agentes comunitários de educação são vitais para que a escola cumpra o seu papel e o Brasil possa superar o caos em que se encontra a nossa educação pública”, disse o parlamentar.

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, lembrou que a ideia surgiu depois que seu próprio filho precisou de reforço escolar e destacou que os resultados do trabalho dos agentes de educação foi percebido em pouco tempo. Segundo ele, houve melhoria no aprendizado, na frequência e no envolvimento das famílias com as escolas, “o que gerou um grande estímulo para todos”, disse Agenor, lembrando que o projeto já foi premiado pela Agência das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A prefeita de Croatá, Aurineide Bezerra de Souza, lembrou que a experiência do seu município tem como principal foco o combate à evasão escolar. Ela destacou a necessidade de capacitação constante dos agentes de educação e elogiou a experiência de Iguatu, onde os agentes oferecem reforço escolar em domicílio.

A secretária adjunta de Educação de Iguatu, Luciene Ferreira, fez uma exposição sobre o trabalho dos agentes comunitários de educação, que antes eram estudantes mas hoje só são contratados profissionais com nível superior e experiência em sala de aula. Eles têm como foco o combate à evasão e à repetência e a melhoria do desempenho escolar, através de atendimento individual, em casa. Segundo ela, Iguatu tem hoje 40 agentes, que atuam em 45 escolas, e acompanham cerca de 2.500 alunos, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

Secretários e professores de Croatá e de Carnaubal também falaram sobre as experiências de seus municípios. Participaram do debate vereadores, secretários, professores e agentes comunitários de educação de vários outras cidades.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.iguatunoticias.com