quinta-feira, 1 de abril de 2010

Agentes comunitários de saúde serão multiplicadores de informações previdenciárias

A partir de agora o conjunto dos agentes comunitários de saúde do município atuará na prestação de informações sobre a Previdência Social junto à população. Este foi o propósito de um curso de capacitação que aconteceu durante dois dias – segunda e terça-feira – no interior do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Assú. Contando com a participação de mais de 60 agentes comunitários de saúde, o curso foi ministrado por técnicos da Gerência Executiva do INSS, em Mossoró.

De acordo com informação do secretário municipal de Saúde, Jader Torquato do Rego Neto, a intenção é fazer com que os agentes comunitários de saúde desempenhem a função de multiplicadores na transmissão de informações previdenciárias, ajudando a dirimir dúvidas por parte da comunidade. “O trabalho do agente comunitário de saúde é realizado muito próximo da coletividade urbana e rural e, naturalmente, essa proximidade permite que ele possa contribuir com o trabalho da Previdência”, argumentou o secretário de Saúde.

Jader Torquato ressaltou que os agentes comunitários de saúde constituem um expressivo elo no suporte às ações de saúde pública do município. “Podemos afirmar com total convicção que, atualmente, os agentes comunitários de saúde em Assú estão presentes em praticamente 100% das ações do setor”, reiterou. Ele disse que, em atendimento a uma orientação do prefeito Ivan Lopes Júnior, o programa tem sido uma das prioridades administrativas da pasta. “A valorização da categoria profissional é uma determinação do governo municipal”, sublinhou o secretário municipal.

Ampliação – A expansão do quadro de agentes comunitários de saúde é um dos objetivos da administração neste exercício de 2010. No concurso público que está sendo trabalhado pela gestão e que deverá ocorrer ainda durante o transcurso do primeiro semestre, está contido o preenchimento de dez novas vagas para a função. O secretário Jader Torquato observou que esta ampliação é imprescindível para acompanhar o plano de investimentos do segmento que, dentre outras ações, prevê a criação de novas unidades de atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF) de modo a assegurar cobertura em 100% do território do município.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: assu.rn.gov.br