sábado, 24 de abril de 2010

1,7 mil acs's participaram do curso sobre “Instabilidade Postural e Prevenção de Quedas”

Curso de interesse a população

Abertas inscrições para cuidador de idosos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está com inscrições abertas para o Curso de Cuidador Familiar de Idosos Frágeis. Voltado para comunitários das zonas Oeste e Centro-Oeste da cidade, o curso oferece 50 vagas, terá duração de 20 horas e será realizado na terceira semana de maio. Os interessados podem obter maiores informações na Gerência de Atenção à Saúde (Geats) do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), por meio do telefone 3654-5475.

O responsável técnico pelas Ações em Saúde do Idoso no Disa Oeste, Moizés Oliveira da Silva, ressalta que a capacitação não tem caráter técnico-profissionalizante e se destina a orientar os participantes a adotarem atitudes que evitem o agravamento das condições de saúde do idoso sob seus cuidados. “Nosso público-alvo são familiares e pessoas do convívio mais próximo de idosos em situação de fragilidade, como aqueles que apresentam problemas de saúde crônicos-degenerativos. Muitas vezes, a pessoa que cuida do idoso tem boa intenção, mas falta-lhe o conhecimento básico sobre determinados procedimentos, o que pode levar à adoção de medidas inadequadas”, afirma Moizés.

O Curso de Cuidador Familiar de Idosos Frágeis promovido pelo Disa Oeste vai acontecer nos dias 17, 18, 19 e 21 de maio, no horário de 8h às 12, no auditório do Distrito de Saúde Oeste, localizado na rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, Conjunto Santos Dumont, bairro da Paz. Os participantes receberão orientações para cuidados básicos nas áreas de fisioterapia, medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social. “A capacitação para cada área será ministrada por profissionais da Semsa”, explica Moizés.

Ações reforçadas

Desde o ano passado, por meio do Setor de Saúde do Idoso da Semsa, a Prefeitura de Manaus vem reforçando as ações destinadas a melhorar o atendimento prestado às pessoas com mais de 60 anos. Esse investimento, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, tem se voltado tanto para os profissionais do quadro da Secretaria que atuam diretamente no atendimento aos idosos (como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, entre outros), como para as pessoas da comunidade.

Segundo Deodato, somente no ano passado, a Semsa capacitou aproximadamente 400 comunitários nos cursos de cuidadores informais de idosos. Os 1,7 mil Agentes Comunitários de Saúde que atuam no Programa Estratégia Saúde da Família participaram do curso sobre “Instabilidade Postural e Prevenção de Quedas”, voltado, principalmente, para prevenção de acidentes domésticos com idosos. Em uma parceria com a Fundação Dr. Thomas, a Semsa também capacitou 70 pessoas (entre profissionais da rede e comunitários), no Curso de Cuidador Formal de Idosos, que tem caráter profissionalizante.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: amazonview.uol.com.br

Três Comunicação
Comunicação Semsa
Reportagem – Anália Barbosa