quarta-feira, 17 de março de 2010

SES inicia curso de formação de Agentes Comunitários de Saúde na Grande Florianópolis

Secretaria do Estado de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Escola de Formação em Saúde (EFOS), iniciou, na tarde de terça-feira (16), o curso de formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Grande Florianópolis. A aula inaugural contou com a participação da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e foi realizada no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Estão inscritos 506 alunos da Capital e 34 de Governador Celso Ramos. O objetivo é abrir turmas em 27 cidades catarinenses, em uma iniciativa que envolve a participação de quase 6 mil alunos.

Os Agentes Comunitários de Saúde percorrem as residências de inúmeras localidades para fornecer orientações de prevenção a doenças e, quando necessário, encaminhar as pessoas que apresentam algum problema de saúde para o atendimento médico. Através destas visitas, os ACS também podem avaliar as condições de higiene das casas, detectar problemas relacionados à violência doméstica, entre outros. Eles trabalham em conjunto com outros profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Organizada pela EFOS, em parceria com as gerências de saúde das SDRs, apoio dos municípios e financiamento do Ministério da Saúde, a capacitação tem uma carga horária de 400 horas/aula, sendo 120 de concentração (teórica) e 280 de dispersão (ensino em serviço), onde a orientação é feita por profissionais da saúde e educação.

“Isso é e ducação permanente, pois parte do pressuposto da aprendizagem significativa. Além de promover e produzir sentido, sugere a transformação das práticas profissionais baseada na reflexão crítica sobre as práticas reais, em ação na rede de serviços”, observa Leni Coelho Granzotto, gerente da EFOS. A formação dos Agentes Comunitários de Saúde repercute diretamente na qualidade do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde pois quanto melhores os profissionais, mais qualificado e eficaz o trabalho prestado nas comunidades.

A Escola de Formação em Saúde, que é vinculada à Diretoria de Educação Permanente em Saúde e à Superintendência de Planejamento e Gestão da SES, foi criada há 15 anos em Santa Catarina para fortalecer a formação do pessoal de nível médio que atua na área da Saúde. Mais de 15 mil trabalhadores já freqüentaram cursos gratuitos promovidos pela EFOS, que tem sede em São José.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.adjorisc.com.br

Brasil: R$ 3.820,00 é o valor do Prejuízo que os ACS's tiveram com o Piso Congelado

Perdas são ainda maiores se aplicada aos Agentes de Combate ás Endemias O SINACS/RJ - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Es...