sábado, 13 de março de 2010

Petrolina: Chapéu de Palha capacita Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros

Começou, nesta segunda-feira (12/03), o Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Enfermeiros do Programa Chapéu de Palha em Petrolina, da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O curso, que tem duração total de cinco semanas, visa capacitar cerca de 500 profissionais de saúde que atuam em cinco municípios do Sertão pernambucano. Eles serão divididos em dez turmas de 50 pessoas, que terão um total de 40h/aulas, cada.

A capacitação das duas primeiras turmas já começa nesta segunda-feira, às 8h, no Palace Petrolina Hotel, no Centro da Cidade. Os agentes de saúde e enfermeiros receberão informações sobre o preenchimento das fichas dos pacientes acompanhados pelo programa, políticas de saúde, educação em saúde da família e construção de uma agenda de trabalho. “O objetivo principal é capacitar esse profissionais no básico do Chapéu de Palha, principalmente nos pontos mais complicados, como o preenchimento inadequado de fichas”, explicou a coordenadora do Programa Chapéu de Palha da SES, Ingrid Vier.

O curso será ministrado por 31 profissionais de saúde, como médicos, dentistas e enfermeiros, que já atuam no Programa Chapéu de Palha. Todos foram capacitados anteriormente pela Secretaria, durante uma séria de oficinas, realizadas no começo de março. “Todos são profissionais do próprio município que já passaram pelo introdutório e que se destacaram no exercício das funções”, comentou Ingrid, que falou ainda das cidades que os ACS atuam. “Todos eles são municípios da VIII Gerencia Regional de Saúde (Geres): Petrolina, Lagoa Grande, Orobó, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó. Para realizar esse curso, contamos com o apoio irrestrito da Regional, que nos ajudou com os profissionais e o local do curso”, completou.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.saude.pe.gov.br