terça-feira, 23 de março de 2010

Ministério cita lei de fluoretação das águas como importante medida de saúde pública


O coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca, encaminhou ofício citando como importante medida de saúde pública a sanção da lei n 11.875, sancionada pelo prefeito Ricardo Coutinho, no dia 14 de fevereiro, que estabelece o abastecimento de água destinado ao consumo humano em João Pessoa. O ofício foi encaminhado para o gabinete do vereador Bira Pereira (PSB), autor da lei, na semana passada e foi citado pelo vereador nesta terça-feira (23), no plenário da Câmara Municipal.

Gilberto Pucca afirmou que o Ministério da Saúde entende que o acesso a água fluoretada é fundamental para a melhoria das condições de saúde da população. Ele lembrou que o Ministério desenvolve em parceria com Estados o programa Brasil Sorridente. "Viabilizar políticas públicas que garantam a implantação do flúor na água nos municípios com sistema de tratamento é a forma mais abrangente e socialmente justa para prevenir a incidência de cáries da população", ressaltou.

Pucca informou que é uma prioridade do Governo Federal, por meio do programa Brasil Sorridente, desenvolver ações intersetoriais para ampliar a fluoretação das águas em todo o território nacional. "A fluoretação das águas é considerada um dos mais importantes fatores responsáveis pela melhoria das condições de saúde bucal da população, pois seu impacto preventivo é maior exatamente nos segmentos populacionais de piores condições sócio-econômicas", completou o representante do Ministério da Saúde.

Da Redação com Ascom