sexta-feira, 26 de março de 2010

Medalha da Abolição: ministro do TCU e agentes de saúde são homenageados

Na noite desta quinta-feira (25), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar, e os agentes comunitários de saúde, receberam a mais alta comenda do Estado - a Medalha da Abolição. A solenidade aconteceu no Theatro José de Alencar e contou com a presença do vice-governador, Francisco José Pinheiro, que representou o governador Cid Gomes. “A honraria é entregue em reconhecimento pelos serviços prestados ao Ceará”, ressaltou o vice-governador.

A novidade nesta edição na entrega da Medalha da Abolição foi a indicação de uma instituição como homenageada. Até então a comenda só era entregue a personalidades. Para isso, foi necessário o Governo do Estado enviar uma mensagem à Assembleia Legislativa para que fosse modificada a lei 10.860/83 com o objetivo de ampliar o leque de beneficiários a serem reconhecidos pelo Estado. “O Ceará foi o primeiro estado da Federação a efetivar os agentes de saúde em sua folha de pagamento, então, nada mais justo é entregarmos a eles a mais alta comenda do Estado”, defendeu Francisco Pinheiro.

Para ele, o papel dos agentes ultrapassa as fronteiras da saúde, assim como o “exemplar” trabalho do ministro Ubiratan Aguiar, homem que Pinheiro define como grande exemplo profissional e humano. “Mais uma vez a Medalha da Abolição reluz no peito de quem realmente a merece”, finalizou.

O ministro Ubiratan Aguiar, fez um resumo sobre a trajetória de sua vida pública destacando a honra de ser condecorado com a mais alta comenda cearense. "É a plenificação do meu trabalho. Se o homem vivesse apenas do ponto de vista material, um dia ele chegaria ao fim de tudo, mas o homem é acima de tudo espírito, ideais, sonhos. Procuro cumprir o meu trabalho com dignidade", disse. Em seu discurso Ubiratan lembrou de personalidades de destaque no Ceará como o ex-governador, Virgílio Távora, e do industrial Edson Queiroz. “Ambos estão no hall das grandes personalidades”.

A presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde, Maria Edilza Andrade da Silva, destacou a importância do reconhecimento do trabalho dos agentes de saúde, projeto de iniciativa cearense que, pelo sucesso de execução, sobretudo na vacinação e diminuição da mortalidade infantil e materna.

Maria Edilza parabenizou o governador Cid Gomes pela iniciativa e confirmou ser esta uma ação de valorização da categoria. “Temos orgulho de estarmos aqui hoje. Temos orgulho de uma profissão tão importante e que ajuda tanta gente”. Na ocasião a presidente cobrou postura semelhante dos prefeitos dos diversos municípios cearenses, no sentido de garantir valorização aos agentes comunitários de saúde. “Sigam o modelo do Governo do Estado. Eu renunciei a vida de minha própria família para servir a uma causa que acredito ser maior”, encerrou a agente de saúde.

A medalha

A Medalha da Abolição é entregue tradicionalmente na segunda quinzena de março, em comemoração ao pioneirismo cearense na abolição dos escravos, ocorrida em 25 de março de 1884, quatro anos antes que o restante do Brasil. A comenda é um tributo ao cidadão, brasileiro ou não, que se distinga pela notoriedade do saber, por reais e relevantes serviços prestados à coletividade ou por excepcional dedicação ao serviço público. Pode ainda ser entregue a instituição de natureza científica, cultural, educacional ou filantrópica que venha prestando serviço de utilidade pública em território estadual.

A escolha dos agraciados da comenda é feita por uma comissão, este ano composta por representantes da Secretaria da Justiça do Ceará, do Instituto Histórico-Geográfico e Antropológico do Ceará, da Associação Cearense de Imprensa, da Associação dos Servidores Públicos Civis do Estado do Ceará e da Academia Cearense de Letras, e é entregue aos cearenses que, com seu trabalho, contribuíram para o Estado.

25.03.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.ceara.gov.br