quarta-feira, 3 de março de 2010

Agentes comunitários de Saúde recebem Certificado de conclusão de curso

Uma solenidade na tarde desta terça-feira ( 02), no auditório da Estação Cabo Branco- Ciência, Cultura e Arte, marcou a entrega de 688 certificados referente a conclusão da primeira etapa do ‘Curso de Formação técnica de Agentes Comunitários de Saúde (ACS)’. A capacitação foi oferecida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em parceria com o Cefor-PB e faz parte do processo de educação permanente que a Secretaria de Saúde (SMS) oferece a seus servidores como estratégia para a qualificação profissional.

Em seu discurso, o prefeito Ricardo Coutinho falou da importância e necessidade de se qualificar, no contexto competitivo que o mercado de trabalho exige. “Precisamos cada vez mais nos capacitar, para oferecer um bom serviço. Este investimento é importante não só para o intelecto, mas principalmente para o profissional. Os agentes de saúde são fundamentais neste processo de fortalecimento do sistema único de saúde, pois é através dele que se faz um bom atendimento ao usuário, que muitas vezes só precisa de um afago, uma palavra de compreensão, ser bem recebido. É tudo isso gera um ciclo de positividade e uma satisfação imensa da população”, enfatizou o prefeito.

Entre os que receberam o certificado estava Djalma Junior, que pertence ao Distrito Sanitário II e atua como agente de saúde no Gervásio Maia. Para ela, o curso foi uma oportunidade para se capacitar e transformar este conhecimento em melhor serviço para a comunidade. “O curso nos possibilitou desenvolver ainda mais a nossa habilidade junto com a comunidade. Nós, agentes de saúde, somos pró-ativos, ou seja, o elo entre os moradores e o PSF, onde buscamos diariamente esta interação. Somos mais que isso, somos defensores do SUS e os usuários são a razão maior para a nossa existência”, definiu o agente.

Também foi capacitada a Maria de Fátima Costa, que é agente de saúde deste 1994. Ela trabalha no bairro do Costa e Silva, que pertence ao Distrito Sanitário I. “Há 15 anos sou agente de saúde e está formação é muito bem vinda. É a nossa valorização profissional. Hoje, temos mais capacidade de identificar os casos e buscar a solução. Agora também temos mais facilidade de se comunicar e atender o usuário”, explicou a servidora pública.

O Curso de Formação técnica de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) teve a duração de um ano e meio. Ao todo, foram 400 horas/aulas divididas em quatro módulos. Os 688 agentes capacitados, que atuam nos cinco Distritos Sanitários, foram divididos em 22 turmas. Estiveram presentes a solenidade, o vice-prefeito, Luciano Agra, a secretária de Saúde, Roseana Meira e Rita Pereira de Brito, diretora do Cefor.
(da Secom/JP)

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.paraibanews.com