sábado, 13 de março de 2010

Agentes comunitários de Saúde da Regional de Canoinhas receberão treinamento

Extraído de: Governo do Estado de Santa Catarina

As Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, através da Escola de Formação em Saúde (Efos), iniciará, na segunda-feira (15), o curso de formação de agentes comunitários de Saúde na região de Canoinhas. A aula inaugural, com a participação do secretário regional Edmilson Verka, ocorrerá às 14h, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Três Barras.

Participarão do curso 150 agentes dos municípios de Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Irineópolis e Porto União. Serão 400 horas/aula, sendo 120 de concentração (teórica) e 280 de dispersão (ensino em serviço), onde a orientação é feita por profissionais da saúde e educação, com duração de seis meses, de capacitação visando qualificar o profissional que atua diretamente com a comunidade.

Segundo a gerente regional de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Andrea de Paula e Silva, a formação dos agentes comunitários de Saúde atende a necessidade de qualificação dos profissionais da área em todos os níveis de atenção para atendimento as demandas e necessidades prioritárias estabelecidas no Pacto pela Saúde.

A capacitação, numa parceria da Secretaria de Estado de Saúde, Ministério da Saúde e Prefeituras, visa a formação de várias turmas nos municípios de abrangência da SDR de Canoinhas e nos demais municípios catarinenses. Essa capacitação atua como um componente decisivo para a efetivação da Política Nacional de Saúde, capaz de fortalecer e aumentar a qualidade de resposta do setor da saúde às demandas da população. Ainda segundo a gerente, essa capacitação de agentes comunitários da saúde é importante porque são esses profissionais que realizam atividades de prevenção de doenças e qualificação da saúde.

Informações adicionais: Jornalista Joaquim Padilha, telefones: (47) 3621-5827 e 8859-9537, e-mail comunicacao@cni.sdr.sc.gov.br

Secretaria de Estado de Des Reg Canoinhas




Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.jusbrasil.com.br

Reajuste do Piso e Desprecarização: São 3 anos Sem Reajuste e mais de 200.000 agentes sob contratação precária. Será que não chegou a hora de UNIR as forças?

Convocamos a todas as instituições representativas para UNIDAS acabar com essa vergonha, que é o congelamento do "Piso Nacional"...