segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Maceió (AL): Agentes comunitários de saúde receberão bicicletas

Governo vai adquirir 5.300 bicicletas para auxiliar no deslocamento dos agentes nas visitas domiciliares

por AGÊNCIA ALAGOAS

O Governo do Estado vai garantir melhores condições de trabalho aos agentes comunitários de saúde, que receberão bicicletas para o deslocamento nas visitas às famílias nos municípios alagoanos. Nesta segunda-feira (1º), o Diário Oficial do Estado publicou parecer da Procuradoria Geral do Estado, aprovando a aquisição de 5.300 bicicletas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A compra, realizada no final de dezembro de 2009 pela modalidade pregão eletrônico, está orçada em R$ 1,5 milhão. A iniciativa faz parte da demanda solicitada pelos agentes durante o Fórum Viva Vida, promovido pela Sesau desde maio do ano passado, com o objetivo de reduzir o índice da mortalidade infantil em Alagoas.

De acordo com Paulo Duarte, presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), a compra das bicicletas, por meio do pregão eletrônico, gerou uma economia de R$ 600 mil aos cofres públicos. “O pregão eletrônico foi iniciativa fundamental para agilizar e reduzir os custos das compras destinadas aos órgãos públicos”, ressaltou Duarte, informando que depois da homologação será feita a contratação da empresa ganhadora. A previsão é que as bicicletas sejam entregues ainda no primeiro semestre deste ano.

Segundo a diretora de Atenção Básica da Sesau, Myrna Pimentel, a demanda surgiu durante o Viva Vida e foi acatada pelo governador Teotonio Vilela Filho e por isso, o secretário da Saúde, Herbert Motta, solicitou a aquisição das bicicletas. “A estratégia visa ajudar a acessibilidade dos agentes comunitários de saúde, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento das ações para redução dos óbitos infantis”.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.tvmaceio.com.br